SóProvas


ID
5411029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca das reformas administrativas, do paradigma pós-burocrático, do papel do Estado regulador e dos processos participativos de gestão pública, julgue o item subsequente.


O paradigma pós-burocrático partiu da crença de que todas as práticas burocráticas eram inadequadas e deveriam ser eliminadas em um futuro modelo de gestão administrativa.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. O paradigma pós-burocrático constitui um meio-termo entre a gestão pública burocrática e a administração gerencial. A afirmativa está errada, pois nem todas as práticas eram consideradas inadequadas.

  • Errado

    O paradigma pós-burocrático constitui um meio-termo entre a gestão pública burocrática e a administração gerencial.

  • GAB. ERRADO.

    Nem todas as práticas burocráticas eram inadequadas. Vale ressaltar que o modelo Gerencial apropria-se de muitos princípios da Burocracia, tais como: impessoalidade, meritocracia, competência técnica, profissionalização, dentre outros.

  • O paradigma pós-burocrático partiu da crença de que todas as práticas burocráticas eram inadequadas e deveriam ser eliminadas em um futuro modelo de gestão administrativa. Resposta: Errado.

    Muitas práticas burocráticas ainda continuam em vigor, a exemplo do concurso público ou um processo licitatório!

  • PARADIGMA PÓS-BUROCRÁTICO (1945-1967)

    • Inovação da Burocracia (CRIANDO O GERENCIALISMO e MANTENDO A PARTE BOA DA BUROCRACIA)

    Aumento dos ANSEIOS da população (houve aumento populacional, antes 10 pessoas precisavam de atendimento hospitalar, agora 60 precisam)

    Características

    • Descentralização

    • Inovação

    • Confiança

    • Orientação — CIDADÃO (não tem mais foco nos meios, pois a burocrática é "autorreferida")

    • Controle — RESULTADOS (em vez do PROCESSO)

    O paradigma pós-burocrático justamente tem como objetivo inovar e manter a parte boa da burocracia

    Gabarito: ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

    "O paradigma pós-burocrático corresponde a um conjunto de ideias que contrariam ALGUMAS práticas burocráticas. Em vez de centralização e desconfiança, baseia-se na confiança e descentralização. Em vez de procedimentos e rotinas rígidos, pauta-se na flexibilidade e orientação para o cidadão (resultado dos processos). Não se trata de um rompimento com a burocracia, mas de uma revisão de algumas práticas burocráticas (...)"

    Fonte: Prof. Marcelo Soares

  • O paradigma pós-burocrático constitui um meio-termo entre a gestão pública burocrática e a administração gerencial.

  • Resposta:Errado

    ----------------------------

    #O PARADIGMA PÓS-BUROCRÁTICO

    A avaliação sistemática, a recompensa pelo desempenho e a capacitação permanente,que já eram características da boa administração burocrática, acrescentam-se os princípios da orientação para o cidadão-cliente; do controle por resultados, e da competição administrada.

    Não se trata simplesmente de descartá-la, mas sim de considerar os aspectos em que está superada e as características que ainda se mantêm válidas como formas de garantir efetividade à administração pública.

    ----------------------------

    FONTE:ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA CONCURSOS / PROF. GIOVANNA CARRANZA

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando por:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    • Seja constante essa é a única formula do sucesso.

  • CESPE (Q18727) O paradigma pós-burocrático, apesar de se contrapor à ideologia e ao rigor técnico da burocracia tradicional, possui diversas características do modelo burocrático.(certo)

    Falou que ADM. BUROCRÁTICA substituiu a PATRIMONIALISTA (correto)

    Os elementos ou modelos clientelistas e patrimonialistas é que convivem,permanecem.Vejamos:

    CESPE (Q994338) A necessidade de clara separação entre Estado e mercado, considerada essencial para o capitalismo, fez que a administração patrimonialista fosse substituída pela administração pública burocrática.(certo)

    CESPE (Q677726) Com a implantação da reforma da gestão pública em 1995, os elementos patrimonialistas e clientelistas foram extintos da cultura administrativa brasileira.(errado)

  • a questão fala que o sistema fora eliminado, sendo que fora apenas superado. sem contar que o sistema gerencial adotou algumas praticas do sistema burocratico como a distinção entre bens pub e privados.

  • GAB: ERRADO

    O Paradigma Pós-burocrático foi o período decorrido entre 1945 e 1967, o que resultou em mudanças na concepção de Administração Pública, consolidando perspectivas advindas de países como os Estados Unidos e a Inglaterra. Nesse contexto, nasce a Administração Pública Gerencial, que, dentre as diversas características, está a manutenção de fundamentos da burocracia, adaptando-os ao modelo gerencial .

  • A Administração Gerencial se apoia na Burocrática.

  • A Administração Gerencial se apoia na Burocrática.

  • O paradigma pós-burocrático surge com a finalidade de corrigir as disfunções burocráticas, não o modelo de gestão burocrático em si.

  • O paradigma pós-burocrático visava eliminar as disfunções da burocracia.

  • ERRADO

    " O paradigma pós-burocrático corresponde a um conjunto de ideias contrárias às práticas burocráticas, e é baseado nos princípios da confiança, descentralização, flexibilidade, orientação para o cidadão e para o mercado, e busca por resultados. No entanto, não se pretendia mudar tudo: à avaliação sistemática, à recompensa pelo desempenho e à capacitação permanente – que eram características de uma boa administração burocrática – acrescentam-se os princípios da orientação para o cidadão-cliente, do controle por resultados e da competição administrada. Não se trata simplesmente de descartar a administração burocrática, mas considerar os aspectos em que está superada e as características que ainda se mantêm válidas como formas de garantir mais eficiência, eficácia e efetividade à Administração Pública."

    Paludo, Augustinho

    Administração pública/Augustinho Paludo. – 3. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • Errado! Não à toa que muitos preceitos foram incorporados pelo gerencial.

    Gaba e

  • Dentre os princípios da administração pública gerencial, a qual também é conhecida como nova administração pública, destacam-se a orientação da ação do Estado para o cidadão-usuário ou cidadão-cliente; e a ênfase no controle dos resultados através dos contratos de gestão (ao invés de controle dos procedimentos).

    Dessa forma, a afirmativa está errada, pois o foco dessa administração é o controle global de resultados ao invés dos procedimentos.


    Gabarito do Professor: ERRADO.