SóProvas


ID
5411971
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicoterapia tem se mostrado um importante recurso terapêutico associado ao tratamento farmacológico na reabilitação e recuperação do indivíduo esquizofrênico, podendo atuar no nível psíquico, interpessoal e social. A psicoterapia de grupo pode, dependendo de seus objetivos e do contexto em que se insere, promover educação, suporte, desenvolvimento emocional ou treinamento de habilidades sociais e vocacionais. Uma abordagem utilizada tem por objetivo ajudar os pacientes a conquistar uma compreensão dos conflitos e uma melhora das funções do ego, os auxiliando a se tornarem relativamente resistentes ao processo esquizofrênico. O instrumento principal é o processamento de fantasias projetadas na identificação com o grupo, devendo o psicoterapeuta ser efetivamente ativo e priorizando o teste da realidade. (BRESLIN, 1992; KANE & MCGLASHAN, 1995 - PRACTICE GUIDELINE FOR THE TREATMENT OF PATIENTS WITH SCHIZOPHRENIA, 1997).

A abordagem definida no corpo da questão é:

Alternativas
Comentários
  • Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Gabarito: C

  • Existem três abordagens teóricas principais para grupos psicoterápicos de pacientes esquizofrênicos: educativa, psicodinâmica e interpessoal (KANAS, 1991).

    Na abordagem educativa - ou de apoio - o objetivo é ajudar os pacientes a enfrentar problemas reais que afetam suas vidas na ocasião atual. Os instrumentos principais são conselhos e técnicas didáticas. Através do treinamento de habilidades, buscar a recuperação do funcionamento social.

    Na psicodinâmica - também designada expressiva - o objetivo é ajudar os pacientes a conquistar uma compreensão dos conflitos e uma melhora das funções do ego e, assim, auxiliar os pacientes a tornarem-se relativamente resistentes ao processo esquizofrênico. O instrumento principal é o processamento de fantasias projetadas na identificação com o grupo. Com pacientes esquizofrênicos, fica ressaltada a necessidade do terapeuta ser mais ativo e priorizar o teste da realidade.

    Na abordagem interpessoal, o objetivo é ajudar os pacientes a enfrentar dificuldades que tenham em interagir com outras pessoas. O instrumento principal é o enfoque nas interações aqui-e-agora, isto é, nos relacionamentos mal-adaptados observáveis no setting grupal.

    ZANINI, Márcia Helena; CABRAL, Rita Regina Fabri. Psicoterapia de grupo na esquizofrenia. In: SHIRAKAWA, Itiro. O desafio da esquizofrenia. São Paulo: Lemos, 2001, p. 165-182.