A vitamina A, além de ser importante para o crescimento, é fundamental para a maturação sexual(6).
A vitamina D está envolvida na manutenção da homeostase de cálcio e fósforo na mineralização do osso, sendo essencialmente necessária para o rápido crescimento esquelético
O zinco é um elemento essencial para o crescimento e a maturação do adolescente
A vitamina C atua como agente redutor em várias reações de hidroxilação, é essencial para a síntese de colágeno, reflete-se na cicatrização, na formação dos dentes e na integridade dos capilares, tornando-se indispensável em quantidade adequada para garantir o crescimento satisfatório.
Os adolescentes incorporam o dobro da quantidade de cálcio, ferro, zinco e magnésio em seus organismos durante os anos de estirão de crescimento em relação a outras fases da vida
As necessidades de cálcio na adolescência são baseadas no crescimento esquelético, do qual 45% ocorrem durante esse período(13), bem como nos acelerados desenvolvimentos muscular e endócrino.
Na adolescência, a necessidade de ferro é alta em ambos os sexos(6). Nos homens, devido à construção da massa muscular, que é acompanhada por maior volume sangüíneo e das enzimas respiratórias, e nas mulheres o ferro é perdido mensalmente com o início da menstruação(11, 17, 19).
Fonte: https://cdn.publisher.gn1.link/adolescenciaesaude.com/pdf/v4n1a03.pdf