-
Gab. E
Os serviços de avaliação (assurance) compreendem a avaliação objetiva da evidência pelo auditor interno, a fim de fornecer uma opinião ou conclusões independentes a respeito de uma entidade, operação, função, processo, sistema ou outro ponto importante. A natureza e o escopo do trabalho de avaliação (assurance) são determinados pelo auditor interno. Geralmente há três partes envolvidas nos serviços de avaliação (assurance): (1) a pessoa ou o grupo diretamente envolvido com a entidade, operação, função, processo, sistema ou outro ponto importante - o proprietário do processo, (2) a pessoa ou grupo que efetua a avaliação – o auditor interno, e (3) a pessoa ou grupo que utiliza a avaliação – o usuário.
Os serviços de consultoria são, por natureza, de assessoria e geralmente são realizados a partir da solicitação específica de um cliente do trabalho. A natureza e o escopo dos trabalhos de consultoria estão sujeitos a um acordo com o cliente do trabalho. Geralmente os serviços de consultoria envolvem duas partes: (1) a pessoa ou grupo que oferece a assessoria – o auditor interno, e (2) a pessoa ou grupo que busca e recebe a assessoria – o cliente do trabalho. Ao realizar serviços de consultoria, o auditor interno deveria manter a objetividade e não assumir responsabilidades que são da administração.
Fonte: https://iiabrasil.org.br/korbilload/upl/ippf/downloads/normasinternaci-ippf-00000001-02042018191815.pdf
-
Gabarito: E
A questão pede conhecimentos previstos nas Normas Internacionais para a prática profissional de auditoria interna.
Os principais pontos a considerar para avaliar as alternativas são:
1) A natureza e o escopo de trabalho de consultoria estão sujeitos a um acordo com o cliente. Já na avaliação, a natureza e o escopo do trabalho são determinados pelo auditor interno.
2) Os serviços de avaliação compreendem a avaliação objetiva da evidência para fornecer uma conclusão independente à organização. A consultoria, por sua vez, é, por natureza, serviço de assessoria realizado a partir da solicitação específica de um cliente. Ao prestar serviço de consultoria, o auditor interno não pode assumir responsabilidades que são da administração.
3) Na avaliação há 3 partes envolvidas: proprietário do processo, auditor interno e usuário. Já na consultoria existem 2 partes: auditor interno e cliente.
-
A redação das alternativas C e E é péssima mesmo ou é impressão?
-
De acordo com o enunciado o
candidato deve demonstrar conhecimentos a respeito dos conceitos gerais de avaliação
(assurance) e consultoria referentes às atividades de auditoria interna.
Vejamos as alternativas:
A) A natureza e o escopo do
trabalho de avaliação (assurance) estão sujeitos a um acordo com o cliente do
trabalho.
Errada. Essa é uma característica dos
serviços de consultoria.
B) As responsabilidades do
auditor interno nos trabalhos de avaliação (assurance) e consultoria são
equivalentes.
Errada. As responsabilidades são
distintas. Como exemplo, no trabalho de avaliação (assurance), a natureza e o escopo são determinados pelo auditor
interno. Já nos trabalhos de consultoria a natureza e o escopo dos trabalhos
estão sujeitos a um acordo com o cliente do trabalho.
C) Geralmente há duas partes
envolvidas nas atividades de avaliação (assurance): quem efetua a avaliação o auditor
interno e quem utiliza a avaliação o usuário.
Errada. Via de regra, existem três partes envolvidas nos serviços de avaliação (assurance):
o proprietário do processo, o auditor interno e o usuário.
D) O escopo dos trabalhos de
consultoria é determinado pelo auditor interno.
Errada. Nos trabalhos de consultoria a natureza e o escopo dos
trabalhos estão sujeitos a um acordo com o cliente do trabalho.
E) Os serviços de consultoria
em geral envolvem duas partes: quem fornece a consultoria o auditor interno e
quem contratou o cliente do trabalho.
Certa. Via de regra, existem duas
partes envolvidas nos serviços de consultoria: a pessoa ou grupo que
oferece a assessoria – o auditor interno, e a pessoa ou grupo que busca e
recebe a assessoria – o cliente do trabalho. Além disso, convém ressaltar que
ao realizar serviços de consultoria, o auditor interno deve manter a
objetividade e não assumir responsabilidades que são da administração.
Gabarito do Professor: Letra E.
-
Gab ► E
A) O ERRO: Falar que a natureza e o escopo do trabalho de avaliação (assurance) estão sujeitos a um acordo com o cliente do trabalho. O CERTO: Essa é uma característica dos serviços de consultoria.
B) O ERRO: Falar que as responsabilidades do auditor interno nos trabalhos de avaliação (assurance) e consultoria são equivalentes. O CERTO: São distintas. Por exemplo, no trabalho de avaliação (assurance), a natureza e o escopo são determinados pelo auditor interno. Já nos trabalhos de consultoria a natureza e o escopo dos trabalhos estão sujeitos a um acordo com o cliente do trabalho.
C) O ERRO: Falar que geralmente há duas partes envolvidas nas atividades de avaliação (assurance): quem efetua a avaliação o auditor interno e quem utiliza a avaliação o usuário. O CERTO: Via de regra, existem três partes envolvidas nos serviços de avaliação (assurance): o auditor interno e o usuário e o proprietário do processo.
D) O ERRO: Falar que o escopo dos trabalhos de consultoria é determinado pelo auditor interno. O CERTO: a natureza e o escopo dos trabalhos dos trabalhos de consultoria estão sujeitos a um acordo com o cliente do trabalho.
E) CERTINHO: os serviços de consultoria em geral envolvem duas partes: quem fornece a consultoria o auditor interno e quem contratou o cliente do trabalho. Isso porque, via de regra, existem duas partes envolvidas nos serviços de consultoria: a pessoa ou grupo que oferece a assessoria – o auditor interno, e a pessoa ou grupo que busca e recebe a assessoria – o cliente do trabalho. Além disso, convém ressaltar que ao realizar serviços de consultoria, o auditor interno deve manter a objetividade e não assumir responsabilidades que são da administração.