-
Gab. C
Quem passa pela capital federal e vê uma região com tantos monumentos, que atraem a atenção e olhares de turistas de todo o mundo, nem sempre imagina que o território local é composto por 70% de área rural. Segundo dados da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), o setor emprega cerca de 30 mil pessoas diretamente. O Valor Bruto da Produção (VBP) do DF gira em torno de R$ 2,5 bilhões.
(...)
Para o secretário de Agricultura, Dilson Resende, a área rural do DF é importante tanto pela produção agropecuária quanto pela geração de empregos e renda a milhares de família – e do consequente incremento no Produto Interno Bruto (PIB) e no VBP do DF, contribuindo para o fortalecimento da economia da região. “Ela também é significativa para o planejamento territorial, pois a área rural ajuda a controlar o crescimento desordenado no DF”, pontua o secretário.
Dílson Resende sublinha que o setor, tanto no que concerne ao agronegócio quanto ao espaço rural, são importantes na manutenção da qualidade de vida, na preservação das nascentes e mananciais, bem como das áreas de preservação de matas e de Cerrado. “É muito importante para a qualidade de vida e no planejamento e na integridade do território do DF”, valoriza.
Fonte: Setor agrícola do Distrito Federal gera cerca de 30 mil empregos – Agência Brasília (agenciabrasilia.df.gov.br)
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
-
JUSTIFICATIVA CESPE : CERTO. O maior percentual de terras do DF destina-se às áreas rurais, com importante papel na produção econômica, empregabilidade, proteção e preservação ambiental, além de significar terrenos de reserva para o planejamento do crescimento da cidade.
ERREI ESSA.... kkk
-
Certo
O PAD/DF – PROGRAMA DE ASSENTAMENTO DIRIGIDO DO DISTRITO FEDERAL foi um programa concebido e implantado pelo Governo do Distrito Federal, com início em 1977, visando incorporar ao processo produtivo áreas rurais do Distrito Federal, até então inteiramente inexploradas. O Programa abrangeu uma área de 61.000 hectares, contemplando diversos projetos de atividade econômica, de acordo com suas características de relevo e aptidão agrícola. Os resultados obtidos no PAD/DF contribuíram para levar a agricultura para o Entorno de Brasília, para o Oeste da Bahia e Mato Grosso transformando os Cerrados brasileiros num grande celeiro e o Distrito federal em polo indutor de desenvolvimento agrícola.
-
GABARITO: CERTO
"A Macrozona Rural corresponde a 70,34% da área total do DF" (PDOT, 2007, p. 158)
Por Macrozona Rural, entendem-se "os espaços destinados às atividades de finalidade rural, predominantemente do setor primário" (PDOT, 2007, p. 158)
Fonte: http://www.seduh.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/09/proposta_macrozoneamento.pdf
-
O pessoal, assim como o Taryk que também comentou essa questão, fez confusão entre RURAL/Zona Rural, também chamada de campo(região que fica fora da cidade) com Agronegócio e suas consequências. O território do DF é composto em 70% por áreas rurais como sítios, chácaras, fazendas, etc, que realmente tem papel fundamental na contenção do crescimento urbano desordenado e pela preservação de nascentes, mananciais e áreas de vegetação nativa do cerrado, tanto por interesse próprio de subsistência, como por imposição de mecanismos de exploração da área. Como exemplo temos as áreas particulares de preservação ambiental perpétua. Proprietários de imóveis que queiram conservar a biodiversidade podem garantir a preservação em caráter perpétuo de suas áreas por meio da criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), um exemplo disso no DF é a região da chapada imperial, unidade de conservação de caráter privado.
-
CERTO
72,9% do território do Distrito Federal é composto por área rural, segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal, a Codeplan.
-
área rural é responsável por conter o crescimento desordenado urbano?
Conta isso pros grileiros daqui...
-
errei essa questao umas 2x
-
Vegetação nativa do Cerrado agora é soja? o.o
-
>> Quase todas as regiões administrativas do DF possuem área rural – inclusive o Plano Piloto, que abriga a Granja do Torto. Mas as maiores estão em Planaltina, Paranoá e Brazlândia, respectivamente. As duas primeiras se destacam pelas grandes áreas de produção de grãos, como soja, milho, sorgo, feijão e trigo. Essa região também possui grandes lavouras de alho irrigado. Já Brazlândia é uma região produtora de hortaliças folhosas, além de pimentão, tomate, morango, goiaba, jiló, quiabo e abobrinha, entre outras.
Também possuem grandes áreas rurais as regiões de Sobradinho, Gama e São Sebastião. E uma região rural tão grande também permite uma produção diversificada, que hospeda ainda a pecuária de leite e de corte, a avicultura, a piscicultura e a suinocultura. Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br
Já foi questão de prova: A produção de feijão no Distrito Federal é significativa, sendo superada apenas pelas toneladas de grãos de milho e de soja produzidas.
Gabarito: certo
A vontade não permite indisciplina.