-
Gab. C
Confirma-se, assim, a imagem predominante de que a migração nordestina foi a mais importante do ponto de vista demográfico, para a formação de Brasília. A esse respeito cabe uma consideração acerca da figura do migrante, notadamente o nordestino, que se transformou em um dos símbolos no período de construção e funcionamento inicial da nova capital. Trata-se da designação dada aos primeiros habitantes de Brasília, que passaram a ser conhecidos como "Candangos".
Fonte: Veredas de Brasília : as expedições geográficas em busca de um sonho / Nelson de Castro Senra (organizador) ; Nísia Trindade Lima ... [et al.]. - Rio de Janeiro : IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de Informações, 2010. 195 p
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
-
Certo
Dezenas de milhares de trabalhadores foram trazidos de outras regiões do Brasil para a construção da nova capital, a maioria do Nordeste. A grande maioria desses trabalhadores saiu da terra natal com uma mala e pouquíssimo dinheiro —às vezes nem isso, só com a roupa do corpo —e lotavam a carroceria dos caminhões para viajar dias e dias em estradas precárias, de terra batida, até o local demarcado para a construção de Brasília, onde só havia mato e poeira. A viagem já foi uma saga.
Deixaram para trás mulher, filhos, familiares e a convivência nas localidades, nos lugares, de onde partiram. A jornada de trabalho era intensa, os alojamentos eram insalubres, a alimentação não era de boa qualidade e os salários eram baixos. Praticamente, os candangos não tinham folga, feriado ou final de semana. Era preciso construir Brasília em tempo recorde, a ponto de ser inaugurada ainda no governo de JK. Manifestações por melhores condições de trabalho eram repelidas com violência pela Guarda Especial de Brasília (GEB).
O artista Bruno Giorgi denominou o seu monumento na Praça dos Três Poderes, em homenagem a esses trabalhadores, de Os Guerreiros que, mais tarde, foi renomeado de Os Candangos. Essa denominação inicial do monumento expressa bem a construção de certa dimensão épica atribuída à fundação da cidade.
-
Pensei q os candangos se referiam aos nordestinos, não sabia q mineiros tbm eram considerados.
-
GABARITO: CERTO
Outra questão: CESPE - Soldado Policial Militar (PMDF)/Combatente/2001: A saga das famílias que vieram para a construção de Brasília, envolvendo migrações internas e o nascimento da figura do candango, traduz o alto impacto social gerado em regiões de imigrantes bem como permite a construção de certa dimensão épica atribuída à fundação da cidade.
"Brasília foi construída num ritmo febril e atraiu dezenas de milhares de trabalhadores de vários pontos do
Brasil, conhecidos como candangos, vieram principalmente do Nordeste"
Fonte: Prof. Leandro Signori
-
Minha contribuição.
Brasília foi construída num ritmo febril e atraiu dezenas de milhares de trabalhadores de vários pontos do Brasil, conhecidos como candangos, vieram principalmente do Nordeste. A grande maioria desses trabalhadores saiu da terra natal com uma mala e pouquíssimo dinheiro — às vezes nem isso, só com a roupa do corpo — e lotavam a carroceria dos caminhões para viajar dias e dias em estradas precárias, de terra batida, até o local demarcado para a construção de Brasília. Muitos deixaram para trás mulher, filhos, familiares e a convivência nas localidades, nos lugares, de onde partiram. A jornada de trabalho era intensa, os alojamentos eram insalubres, a alimentação não era de boa qualidade e os salários eram baixos. Praticamente, os candangos não tinham folga, feriado ou final de semana. Era preciso construir Brasília em tempo recorde, a ponto de ser inaugurada ainda no governo de JK. Manifestações por melhores condições de trabalho eram repelidas com violência pela Guarda Especial de Brasília (GEB). Para abrigar esses trabalhadores, vários núcleos de moradia surgiram em torno do Plano Piloto. A principal concentração foi a Cidade Livre, atual Núcleo Bandeirante.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Brasília foi construída num ritmo febril e atraiu dezenas de milhares de trabalhadores de vários pontos do Brasil, conhecidos como candangos, vieram principalmente do Nordeste. A grande maioria desses trabalhadores saiu da terra natal com uma mala e pouquíssimo dinheiro — às vezes nem isso, só com a roupa do corpo — e lotavam a carroceria dos caminhões para viajar dias e dias em estradas precárias, de terra batida, até o local demarcado para a construção de Brasília. Muitos deixaram para trás mulher, filhos, familiares e a convivência nas localidades, nos lugares, de onde partiram.
Gab: certo!
-
Gab: CERTO
- Como o povoado brasileiro se concentrava na parte litorânea, JK mandou buscar os "oreia seca" para iniciar as obras. Foi então que trouxeram trabalhadores de vários estados, mas de GRANDE parte do Nordeste, Goiânia e Minas Gerais. Futuramente apelidados de “Candangos”; o trabalho dos candangos era considerado escravo. FONTE: Meu resumo de RIDE-DF, pág. 03.
------
OBS: Vendo meu resumo da RIDE-DF. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!
-
Questão para complementar:
C/E: Apesar da grande imigração de nordestinos, os trabalhadores oriundos da região Centro-Oeste, sobretudo do estado de Goiás, predominaram na construção de Brasília.
Errado: Na verdade, o Estado que mais forneceu mão de obra para o DF foi Goiás. Por sua vez, a região nordeste foi a que mais forneceu mão de obra.