-
JUSTIFICATIVA CESPE: CERTO. Brasília foi a meta-síntese do quinquênio JK e simboliza o sopro de otimismo que varria o país naquele contexto histórico
-
Certo
A construção de Brasília era a meta-síntese do Plano de Metas do presidente Juscelino Kubitschek, cujo objetivo era acelerar o desenvolvimento do país em diversas áreas, como nas de energia, transportes, produção agrícola, indústria e educação.
O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização levado a cabo na presidência de Juscelino Kubitschek, na forma de um “ambicioso conjunto de objetivos setoriais”, que “daria continuidade ao processo de substituição de importações que se vinha desenrolando nos dois decênios anteriores”. Constitui-se em um conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia e da administração. Na última hora o plano incluiu mais uma meta, a 31a, chamada de meta-síntese: a construção de Brasília e a transferência da capital federal, o grande desafio de JK.
-
Gab. C
No governo J.k. (1956-60), O Brasil passa por rápidas transformações. O plano de Metas abre a economia ao capital estrangeiro e a entrada em larga escala de empresas multinacionais faz com que o país passe pela “modernização”, ou seja, deixava de ser rural e foi se tornando predominantemente urbano-industrial. A construção da nova capital (com base na concepção arquitetônica e urbanística moderna) deveria funcionar como exemplo a ser seguido pelas demais cidades brasileiras.
Brasília foi “planejada” para não ter engarrafamentos, pobres, nem mendigos. Seria a capital da equidade social, com boa qualidade de vida. Parte do planejamento não vingou e, hoje, o Distrito Federal não foge à regra das demais cidades brasileiras, ou seja, este espaço geográfico apresenta os mesmos problemas dos grandes centros urbanos como periferização, falta de infra-estrutura, desemprego, violência e degradação do meio ambiente.
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
-
Questão psf= questão para se f...
-
GABARITO: CERTO
A propósito, segue relato do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, em seu livro Feliz 1958 - O ano que não devia terminar:
"— Foi o ano em que tudo deu certo. O Brasil ganhou a Copa do Mundo pela primeira vez. João Gilberto lançou Chega de Saudade, o disco fundador da bossa nova. A revista Manchete apresentou fotos belas da colunata do Palácio da Alvorada pronta, mostrando que Brasília, em construção, se tornaria mesmo realidade, e não mais uma lenda brasileira que não se confirmaria. A arquitetura de Niemeyer causava espanto internacional. Em 1958, o Brasil assistia a Rio Zona Norte, o primeiro filme de Nelson Pereira dos Santos, que inaugurou o Cinema Novo. O Brasil se industrializava"
Fonte: Agência Senado
Curiosidade 1: Há um registro fotográfico em que o próprio JK condecora o capitão Bellini, o mesmo que ergueu a taça Jules Rimet em foto épica.
Curiosidade 2: O Brasil despacha, por 5 a 2, a Suécia na final, com 2 gols de Pelé, 2 gols de Vavá e 1 gol de Zagallo.
-
Quando a banca quiser que você erre, ela fará isso com sucesso. Acho que nenhum professor falou dessa situação!
-
Até o momento da questão em que diz: "quando a crença otimista na modernização do país era embalada" não apresentava nada de novo no comando da questão, mas falou de COPA DO MUNDO como exemplo de modelo otimista de modernização, aí nem Galvão Bueno acreditaria nisto kkkkkkkkkkkk
-
Mal lembro do 7x1, vou lembrar de primeira copa do mundo rpz. kkkk
-
Mas o que tem a ver Copa do Mundo de 1958 com a construção de Brasília? Examinador quis inovar demais.
-
Bola Fora! Cespe a gente se liga em você.
-
A primeira Copa do Mundo foi em 1930
O primeiro título do Brasil numa Copa do Mundo foi em 1958
Na boa, CESPE... arranja uns redatores menos porcos!
-
Essa questão não pode ser séria.