SóProvas


ID
5413624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos da arquivística, bem como da legislação que a regula, julgue o item que se segue.

Para que seja classificado como arquivo, um conjunto documental deverá ser acumulado por uma pessoa física ou jurídica durante o desenvolvimento de suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA. CERTO. Esta característica é a que distingue o arquivo de outros acervos documentais: o fato de ser acumulado no desempenho das atividades de uma pessoa física ou jurídica

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito: Certo.

    ALGUMAS DEFINIÇÕES DE ARQUIVO:

    1. Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte;

    2. Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia o processamento técnico a custódia, o processamento técnico a conservação e o acesso a documentos;

    3. Instalações onde funcionam arquivos;

    4. Móvel destinado à guarda de documentos.

    Fonte: Comunidade QC.

  • 8.159/91 Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

  • GABARITO: CERTO

    Arquivo pode ser definido como "a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a  consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro" (PAES, 2009, p. 16)

    ATENÇÃO! Quando se trata do conceito de arquivo, acumulação não se confunde com coleção, pois esse último não cabe na definição de arquivo, e sim na de biblioteca.

    Fonte: Arquivo: teoria e prática - PAES, Marilena Leite (2009)

  • GABARITO: CERTO

    ACRESCENTANDO:

    ARQUIVO

    Objetivo: provar, testemunhar, informar

    Finalidade: funcional, jurídica, administrativa, cultural (apenas para o conhecimento da história)

    Origem/tipo de entrada do material: criação e/ou recepção dos documentos no curso natural das atividades particulares, organizacionais e familiares

    Constituição: único exemplar ou limitado número de documentos (na maioria textuais)

    BIBLIOTECA

    Objetivo: instruir, educar, subsidiar a pesquisa

    Finalidade: didática, educativa, cultural, técnica, científica

    Origem/tipo de entrada do material: compra, permuta, doação

    Constituição: vários exemplares (na maioria impressos)

    MUSEU

    Objetivo: preservar, conservar, entreter

    Finalidade: didática, cultural, artística, técnica, científica

    Origem/tipo de entrada do material: exploração científica, permuta, doação, coleção, compra

    Constituição: peças e objetos históricos, coleções diversas, legado artístico e familiar

    FONTE: QC

  • Esse "Deverá" pra mim está errado. Sendo que "órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física"(8159/91), podem também corresponder como produtores de arquivos. Visto que a banca não pediu distinção quanto a biblioteca.

  • Segundo a Lei nº 8.159/91, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, traz:

    Art. 2º- Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

  • GABARITO - C

    A grande maioria das questões trará como conceito de arquivo o “conjunto de documentos acumulados por uma pessoa, física ou jurídica, nos mais diversos suportes, ao longo de sua existência, que servirão de prova de suas transações ou atividades”

    Esta definição varia de autor para autor, mas a ideia é sempre a mesma, como podemos verificar a seguir:

    • Arquivo é a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservado para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro. Marilena Leite Paes
    • Dá-se o nome de arquivo não só ao lugar onde se guarda a documentação, como à reunião de documentos guardados. Portanto arquivar é guardar qualquer espécie de documento, visando à facilidade de encontrá-lo, quando procurado. Heloísa Almeida Prado
    • Arquivo é o Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte. Dicionário de terminologia Arquivística. Arquivo Nacional
  • Para o DBTA arquivos são considerados:

    o - Conjuntos de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independente da natureza do suporte.

    o - Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso a documentos.

    o - Instalações onde funcionam arquivos.

    o - Móvel destinado a guarda de documentos.

  • O conceito de arquivo é inerente ao documento ter sido produzido ou recebido no decorrer das atividades de uma instituição. Do contrário, não temos um documento arquivístico, só um documento qualquer. 

    Segundo a Lei nº 8.159/91, que trata da política nacional de arquivos públicos e privados, 

    Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
    O conceito apresentado pela referida Lei é o mais adotado em provas.

    Gabarito do Professor: CERTO.


  • 91. Para que seja classificado como arquivo, um conjunto documental deverá ser acumulado por uma pessoa física ou jurídica durante o desenvolvimento de suas atividades. JUSTIFICATIVA: CERTO. Esta característica é a que distingue o arquivo de outros acervos documentais: o fato de ser acumulado no desempenho das atividades de uma pessoa física ou jurídica.

  • questões do assunto:

    1.    O arquivo caracteriza-se por ser um conjunto orgânico, resultado das atividades de uma pessoa física ou jurídica, e não uma coleção de documentos de diversas fontes.

    2.    O arquivo de um órgão é o conjunto de documentos recebidos ou expedidos por esse órgão no exercício de suas atividades. Esse conjunto de documentos pode ser formado por qualquer espécie documental.

    3.    A biblioteca é um órgão colecionador, enquanto o arquivo é um órgão receptor. 

    4.    Os documentos de arquivo não são objeto de coleção, mas produtos e subprodutos das funções e das atividades de uma organização pública ou privada e das atividades de uma pessoa física.