SóProvas


ID
5416057
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 9175 de 2017, que regulamenta a Lei nº 9.434 de 1997, a qual trata da disposição de órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano para fins de transplante e de tratamento, analise as sentenças a seguir:


I- São dispensáveis os procedimentos previstos para o diagnóstico de morte encefálica quando ela decorrer de parada cardíaca irreversível, diagnosticada por critérios circulatórios.

II- A retirada de órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano, após a morte, somente poderá ser realizada com o consentimento livre e esclarecido da família do falecido (até terceiro grau), consignado de forma expressa em termo de autorização.

III- Os doadores vivos podem doar um dos rins, parte do fígado, parte do pulmão ou parte da medula óssea.

IV- Nas mortes por causas externas, a necrópsia não é obrigatória, deve realizá-la apenas em situações nas quais houver indicação de verificação médica de caso da morte.


Assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • ll - Art. 4  A retirada de tecidos, órgãos e partes do corpo de pessoas falecidas para transplantes ou outra finalidade terapêutica, dependerá da autorização do cônjuge ou parente, maior de idade, obedecida a linha sucessória, reta ou colateral, até o segundo grau inclusive, firmada em documento subscrito por duas testemunhas presentes à verificação da morte