A questão é sobre função da linguagem e temos que informar qual função predomina no texto exposto.
O texto tenta persuadir quem está lendo que a emissora Globo fez descaso e foi desorganizada ao apresentar a morte do ator Paulo Gustavo. Diante disso, podemos analisar cada assertiva e encontrar qual função se adequa a essa situação textual. Vejamos:
a) Incorreta.
Função fática: o canal é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Observe o diálogo que compõe o texto abaixo.
Os exemplos mais típicos da predominância da função fática da linguagem são os cumprimentos diários ("bom dia", "boa tarde", ·oi", "Tudo bem?", "Como vai?"). as conversas de elevador ("Está quente. não?") ou as primeiras palavras de qualquer interação, quando não há ainda um assunto em foco e o objetivo dos interlocutores é começar a conversa.
b) Incorreta.
Não há função fática e muito menos emotiva, essa função são respectivamente cumprimentos e cartas ou mensagens pessoais.
c) Correta.
Função conativa (ou apelativa) o locutário {receptor) é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Nesse tipo de função pode ocorrer também a exploração de recursos sonoros. Os textos publicitários são exemplos típicos da predominância da função conativa, pois geralmente têm como objetivo principal persuadir os interlocutores a aderir a uma ideia ou comprar determinado produto.
Ex: O comercial antigo do batom" Compre batom, seu filho merece batom”, a frase era hipnótica.
d) Incorreta.
Função metalinguística: o código é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Leia este texto chamado poesia, de Carlos Drummond de Andrade: ".Gastei uma hora pensando em um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto. vivo."
A começar pelo título, "Poesia", percebe-se que o texto compõe-se de versos que falam sobre poesia. Nesse caso, no qual um poema fala de poesia, a função metalinguística é a predominante no texto.
e) Incorreta.
Vide a explicação da assertiva anterior.
Referência bibliográfica: CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Conecte: gramática reflexiva . 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.
Gabarito do monitor: C
GABARITO: C
A função conativa ou apelativa é uma das funções da linguagem, definidas pelo linguista russo Roman Jakobson. A função conativa tem ênfase no destinatário, de modo que o objetivo é persuadi-lo através da mensagem transmitida.
Ex: "Antes de dirigir, lembre! Sua família te espera mais tarde. Atenção redobrada!" Campanha de trânsito da Elus Engenharia
"Compre 3 produtos da família Bombril, cadastre a nota fiscal e os códigos de barras no site, concorra a prêmios na hora e ao sorteio de 7 carros 0km!" Promoção da Bombril
"Pode orgulhar-se a nação capaz de dominar as suas mais graves crises políticas na ordem da Lei. Sábio é o povo que, na conquista e preservação de sua própria liberdade, expressa veemência no calor das ruas e na serenidade dos seus atos." Itamar Franco (trecho de discurso em 30 de dezembro de 1992)
Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/funcao-conativa