SóProvas


ID
5417872
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Marilda Iamamoto (1996), a fragmentação das políticas sociais estatais e o aumento de sua prestação por instituições privadas vêm apontando interferência no fazer profissional dos assistentes socais. Assinale a alternativa correta quanto a essa interferência.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Alguém sabe o artigo que fala sobre essa assertiva ?

  • Não entendi. Alguém pode comentar?

  • NÃO CONSEGUI LOCALIZAR A FONTE DA QUESTÃO

  • Iamamoto, 1996, p. 12

  • Gabarito B

    Colaborando com as/os colegas, fui pesquisar a fonte e encontrei a citação de Iamamoto na Serv. Soc. Soc. n. 135, p. 290-307 de 2019, no artigo: Estado, políticas sociais e direitos sociais: descompasso do tempo atual, que é de autoria de Helena Chaves e Vitória Gehlen.

    A fragmentação das políticas sociais estatais e o aumento de sua prestação por instituições privadas também vêm apontando “para fortes apelos de solidariedade social” e “desprofissionalização” Com a leitura do artigo da revista, conseguimos resolver a questão acima. Segue o link https://www.researchgate.net/publication/333221795_Estado_politicas_sociais_e_direitos_sociais_descompasso_do_tempo_atual

    Indo mais a fundo, também no livro, Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional, Iamamoto nos traz como referência ela mesma, neste compilado, O Serviço Social na contemporaneidade: os fundamentos teórico-metodológicos e técnico-operativos do trabalho profissional. In: GIL, Antônio (Org.). Metodologias e técnicas do Serviço Social. Brasília: CNI/Sesi, 1996. Acredito que foi esse artigo que deu origem ao fragmento citado na revista pelas autoras.

  • “A fragmentação das políticas sociais estatais e o aumento de sua prestação por instituições privadas também vêm apontando “para fortes apelos de solidariedade social” e “desprofissionalização” (Iamamoto apud CHAVES; GEHLEN, 2019, p. 296). Em conjunto e face ao processo de globalização, as profissões e os profissionais vão perdendo espaço de intervenção [...] enquanto ações voluntárias e filantrópicas passam a fazer parte do eixo estruturante da ação governamental, ampliando tanto as fragmentações das políticas sociais quanto do sujeito” (CHAVES; GEHLEN, 2019, p. 296)

    Ao analisar as alternativas, temos:

    B – Correta. 

    A, C e D – Incorretas.

    Gabarito: B

    Referência:

    CHAVES, H. L. A.; GEHLEN, V. R. F. Estado, políticas sociais e direitos sociais: descompasso do tempo atual. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 135, p. 290-307, maio/ago. 2019.