O motivo para a nova onda de violências teve origem nas ameaças de despejo de famílias palestinas de Sheikh Jarrah, bairro situado fora da Cidade de Velha Jerusalém.
Deve destacar, também, que a ação ocorreu durante o RAMADÃ, mês considerado sagrado para os mulçumanos.
O ESTADO PALESTINO É FORMADO PELA FAIXA DE GAZA E A CISJORDÂNIA!
O conflito entre palestinos e israelenses , embora tenha raízes antigas, tornou-se mais efetivo desde a criação do Estado de Israel em 1948. O palco dos conflitos é dividido , via de regra, entre a Faixa de Gaza, Jerusalém e outras regiões de população muçulmana.
A Faixa de Gaza é território composto por uma estreita faixa de terra localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio, que faz fronteira com o Egito no sudoeste e, com Israel no leste e no norte. Tem apenas 41 quilômetros de comprimento e de 6 a 12 quilômetros de largura, com uma área total de 365 quilômetros quadrados e, uma população de mais de um milhão de pessoas.
A região tem taxa de crescimento anual de cerca de 3,2%,sendo a sétima maior taxa de crescimento demográfico do mundo, além de ser um dos territórios mais densamente povoados do planeta. A área sofre uma escassez crônica de água e praticamente não tem indústrias. A infraestrutura é precária, e quase nada foi refeito após os bombardeios israelenses de 2008-2009.
Segundo os Acordos de Oslo, de 1993, a Autoridade Palestina se tornou o órgão administrativo que governa os centros populacionais palestinos. Uma delas é a Faixa de Gaza, cuja população é composta de palestinos muçulmanos, sunitas em sua maioria. A Faixa de Gaza não é uma área uma região partilhada por judeus e cristãos e sim de população palestina muçulmana em sua maioria, que se entende como refugiada na região por conta dos territórios tomados por Israel em sucessivas guerras desde 1948.
Assim sendo, é possível perceber que a afirmativa apresentada na questão incorre em equívocos. A bibliografia acerca do tema é bastante vasta e diversificada. É possível encontrar publicações que justificam as ações de palestinos e de israelenses. Um exemplo interessante é a Orientalismo – O Oriente como invenção do Ocidente de Edward Said. No entanto, acerca de história do tempo presente a mídia oferece boas opções de publicações.
Gabarito do Professor: ERRADO