SóProvas


ID
5418856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    Em 21 de maio de 2021, primeiro dia de cessar-fogo na cidade de Gaza, o médico Hazem Abu Motoh aproveitou para visitar Atta Darwish, seu professor na época da faculdade. “Fomos ao mercado Abu Dalal, comemos doces e tâmaras. Nós rimos tanto. Graças a Deus, a guerra acabou”, disse Hazem. “Hoje (ontem), comemoramos o Eid Al-Fitr (fim do jejum do ramadã) com atraso. Vimos crianças lindas e felizes, com roupas novas. Não há mais o som de ambulâncias ou de bombas caindo”, relatou.

Internet: <www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações).

Acerca dos mais recentes conflitos entre o governo de Israel e o grupo Hamas, julgue o item seguinte.

Na atualidade, a difusão, nas redes sociais, de fake news acerca do conflito entre israelenses e palestinos contribui para a desinformação e para debates acalorados fundamentados em informações distorcidas.

Alternativas
Comentários
  • Óbvio

  • A atual rede de comunicações que alcança o mundo inteiro em segundos é uma excelente ferramenta de trabalho pois viabiliza a comunicação entre pessoas e comunidades que, de outra forma não se conheceriam. Pessoas são aproximadas e histórias são partilhadas.

    A atual rede de comunicações que alcança o mundo inteiro em segundos pode ser uma ferramenta para difundir notícias falsas construídas pela tecnologia, para mascarar os fatos, para manipular pessoas e comunidades. Para fazer com que o falso se torne verdade. É o que tem sido visto em várias partes do mundo, acontecendo em vários setores da vida política, econômica e cultural.

    O trecho transcrito aponta como as “ Fake News" tem tornado ainda mais complicada a relação entre israelenses e palestinos. As noticias criadas e apresentadas como verdadeiras geram, como diz o texto, “desinformação[...] e debates acalorados fundamentados em informações distorcidas".

    A página do G1 cita algumas destas notícias falsas ou manipuladas . Um exemplo: Alguns usuários pró-palestina compartilharam um vídeo que afirmam mostrar a mesquita de Al-Aqsa em Jerusalém Oriental em chamas, acusando Israel de "deixar a mesquita de Al-Aqsa queimar". O vídeo é real, mas filmagens adicionais de outros ângulos deixam claro que foi uma árvore perto da mesquita que pegou fogo, não a própria mesquita. 

    O acima exposto nos permite entender que a afirmativa apresentada na questão está correta 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • questao generalista ,cabe em qualquer contexto