SóProvas


ID
5418862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    Em 21 de maio de 2021, primeiro dia de cessar-fogo na cidade de Gaza, o médico Hazem Abu Motoh aproveitou para visitar Atta Darwish, seu professor na época da faculdade. “Fomos ao mercado Abu Dalal, comemos doces e tâmaras. Nós rimos tanto. Graças a Deus, a guerra acabou”, disse Hazem. “Hoje (ontem), comemoramos o Eid Al-Fitr (fim do jejum do ramadã) com atraso. Vimos crianças lindas e felizes, com roupas novas. Não há mais o som de ambulâncias ou de bombas caindo”, relatou.

Internet: <www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações).

Acerca dos mais recentes conflitos entre o governo de Israel e o grupo Hamas, julgue o item seguinte.

A respeito do conflito entre Israel e Gaza, o presidente Joe Biden prometeu ajuda na reconstrução da Faixa de Gaza, além de defender que a solução para o conflito do Oriente Médio passa pela criação de um Estado palestino.

Alternativas
Comentários
  • O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu ajudar a organizar os esforços para "reconstruir Gaza" e disse que a criação de um Estado palestino ao lado de Israel é a "única resposta" para o conflito.

  • O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu ajudar a organizar os esforços para "reconstruir Gaza" e disse que a criação de um Estado palestino ao lado de Israel é a "única resposta" para o conflito.

    "Precisamos de uma solução de dois Estados. É a única resposta", declarou o presidente americano durante entrevista coletiva na Casa Branca por ocasião da visita do presidente sul-coreano, Moon Jae-In.

    Biden também pediu a Israel que ponha fim às "lutas entre comunidades" em Jerusalém, que estiveram na origem dos confrontos dos últimos dias.

    "Não há mudança em meu compromisso com a segurança de Israel, ponto final, nenhuma mudança", enfatizou o presidente americano, no entanto, acrescentando que "não haverá paz" até que a região "inequivocamente" reconheça a existência de Israel.

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/05/21/biden-promete-ajudar-a-reconstruir-gaza-e-apoia-solucao-de-dois-estados.ghtml

  • O presidente dos Estados Unidos Joe Biden pediu a Israel que pusesse fim aos conflitos com as comunidades palestinas. Joe Biden se comprometeu a ajudar a reconstruir Gaza após os bombardeios do primeiro semestre de 2021.Também afirmou categoricamente que não há chance de paz até que se reconheça a existência do Estado de Israel.

    Entretanto, esta paz só ocorreria de fato com um Estado palestino independente. A ideia da criação de dois estados vem sendo um ponto principal de defesa da diplomacia internacional. Ela teria como objetivo principal dar fim aos conflitos no Oriente Médio.

    A capital de Jerusalém seria compartilhada e o Estado de Israel e o Estado Palestino seriam soberanos dos seus territórios. A bibliografia sobre a problemática entre Israel e os palestinos é vasta e diversificada. É bastante interessante a publicação “ Por que lutam os palestinos" do falecido líder Yasser Arafat. Mas, o trecho trata de uma situação bem atual, sendo a mídia a grande fonte de informações. 

    Gabarito do Professor:  CERTO.