SóProvas


ID
5418865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    Em 21 de maio de 2021, primeiro dia de cessar-fogo na cidade de Gaza, o médico Hazem Abu Motoh aproveitou para visitar Atta Darwish, seu professor na época da faculdade. “Fomos ao mercado Abu Dalal, comemos doces e tâmaras. Nós rimos tanto. Graças a Deus, a guerra acabou”, disse Hazem. “Hoje (ontem), comemoramos o Eid Al-Fitr (fim do jejum do ramadã) com atraso. Vimos crianças lindas e felizes, com roupas novas. Não há mais o som de ambulâncias ou de bombas caindo”, relatou.

Internet: <www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações).

Acerca dos mais recentes conflitos entre o governo de Israel e o grupo Hamas, julgue o item seguinte.

No contexto do cessar-fogo, o premiê israelense Binyamin Netanyahu acusou de anti-israelense o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas.

Alternativas
Comentários
  • O governo israelense condenou nesta quinta-feira (27) a abertura de uma investigação no Conselho de Direitos Humanos da ONU para apurar possíveis abusos dos direitos humanos durante o mais recente conflito contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza, encerrado há uma semana após 11 dias de ataques entre os dois lados.

    O texto foi aprovado por 24 dos 47 membros do Conselho. Nove se opuseram e 14 se abstiveram.

    A aprovação dessa investigação de grande amplitude sobre o conflito "é uma decisão vergonhosa, que volta a mostrar "a obsessão clara do Conselho de Direitos Humanos da ONU contra Israel", reagiu o premier Benjamin Netanyahu.

    Fonte:https://noticias.r7.com/internacional/israel-condena-resolucao-do-conselho-de-direitos-humanos-27052021

  • A questão Palestina x Israel é uma das longas e violentas da História recente e produz novos episódios com grande frequência e repercussão midiática sendo constantemente abordada em provas. Sobre os aspectos presentes no texto associado julgamos a afirmação.  
    Análise do item:
    O ex-primeiro-ministro israelense ficou famoso por seu discurso radical e belicista similar ás práticas políticas do ex-presidente norte-americano Donald  Trump. Constantemente Netanyahu acusou seus opositores em qualquer esfera de ser anti-israelense e novamente se utilizou deste recurso quando o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) concordou em lançar uma investigação internacional sobre supostos crimes cometidos durante o conflito, que durou 11 dias, entre Israel e o grupo islâmico Hamas em Gaza.  

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO