SóProvas


ID
5418985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sarampo, uma doença que a medicina moderna já havia eliminado da América e de grande parte da Europa, voltou a aparecer, e agora com surtos letais. No Brasil, a doença havia sido considerada erradicada em 2016, mas em 2019 somente o estado de São Paulo registrou três mortes, sendo duas das vítimas bebês. E o motivo que tem deixado o mundo sob alerta é que há grupos de pessoas sem se vacinar.

Internet: https://brasil.elpais.com/brasil/ (com adaptações).

Acerca de vacinação no combate ao sarampo, julgue o item a seguir.

A vacina tríplice acelular (DPaT), recomendada para a prevenção contra o sarampo, é eficaz por estimular a imunidade passiva nas pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Imunidade

    Passiva = Soro

    Ativa = Vacina

  • Na imunidade ativa, temos a ação do próprio organismo para conseguir vencer um agente invasor, ou seja, ela ocorre quando nosso corpo tem contato com um agente estranho e desenvolve uma reação imunológica. Na imunidade passiva, o corpo não desenvolve uma reação imunológica. O que ocorre, nesse caso, é que o organismo recebe já prontos os produtos dessa reação, como os anticorpos.
  • Quando recebemos leite da mãe, temos uma passagem natural de anticorpos para o bebê, sendo, portanto, um caso de imunidade passiva natural. A imunidade passiva artificial ocorre quando a pessoa recebe anticorpos prontos, sendo muito útil em doenças que necessitam de tratamento rápido, como a doença tetânica.