SóProvas


ID
5419000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o período republicano, o Brasil passou por dois regimes durante os quais não houve eleição do presidente por voto direto: o primeiro sob o comando de Getúlio Vargas, entre 1937 e 1945; e o segundo sob o comando dos militares, entre 1964 e 1985. Com relação a esses períodos, julgue o item a seguir.

Concebido por militares da ativa, o frustrado atentado do Riocentro em 1981 demonstrou a discordância de parte do exército com a gradual mudança de regime que ocorria à época.

Alternativas
Comentários
  • C)

    Atentado do Riocentro foi um frustrado ataque a bomba ao Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro, na noite de 30 de abril de 1981, quando ali se realizava um espetáculo comemorativo do Dia do Trabalhador, durante o período da ditadura militar no Brasil. O atentado, perpetrado por setores do Exército Brasileiro insatisfeitos com a abertura democrática que vinha sendo feita pelo regime, ajudou a apressar a redemocratização do país, completada quatro anos depois, com a primeira eleição presidencial realizada no Brasil em vinte e quatro anos.

  • GAB C

    Apenas um reforço >

    Em 1978, Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas-corpus e abre caminho para a volta da democracia no Brasil.

  • Não é por conta desta questão que a prova foi anulada porque ela está enunciada de forma correta e a resposta é adequada. 

    O período de  1937 a 1945 é o chamado Estado Novo, que é definido como uma ditadura personalista de Vargas,  nem mesmo era sustentada por um regime unipartidário. Nesta época a constituição de 1937, outorgada pelo próprio Vargas , foi “ letra morta", não tendo havido funcionamento adequado dos poderes legislativo ou judiciário. Sequer houve eleições, sejam diretas ou indiretas, para a presidência da república entre 1937 e 1944. Em 1945 Vargas permitiu a criação de partidos e convocou eleição para o executivo federal. 

    Durante o regime militar, estabelecido entre 1964 e 1985 houve eleições indiretas para a presidência, embora fossem, mais do que tudo, um simulacro de normalidade democrática. Os candidatos eram sempre indicados pelos militares. Entretanto, a afirmativa está correta. As Forças Armadas não eram um monolito e, dentro do Exército, que capitaneou o regime militar, não havia concordância entre todos. Houve, de início, aqueles que foram a favor do golpe militar e outros contra. E, entre os favoráveis ao golpe , é possível distinguir os castelistas ou “ Sorbonne" e  a chamada “ Linha- Dura", dois grupos que discordavam acerca dos rumos a serem seguidos pelo regime.

    É a Linha Dura que articula o atentado no Riocentro em 1981. A ideia era criar pânico por conta de um atentado levado adiante por “comunistas" e , assim, justificar a retomada de medidas que criavam um “ estado de exceção" para lutava contra “ o braço nacional do comunismo internacional" , ideologia que havia sustentado o estabelecimento do regime militar de caráter ditatorial. Os militares que não coadunavam com a visão da Linha Dura entendiam o desgaste político e econômico do regime, que levava à necessidade de uma abertura ainda que “lenta, gradual e segura". 

    A bibliografia sobre o período histórico é bastante vasta e acessível tais como Brasil: uma biografia , de Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Sterling. Ou História Concisa do Brasil , de Bóris Fausto. A coleção sobre o período , de Elio Gaspari - Ditadura Envergonhada, Ditadura Escancarada, Ditadura Encurralada , Ditadura Derrotada e Ditadura Acabada – é um estudo bastante detalhado, com uma significativa quantidade de informações .

    Gabarito do Professor:  CERTO.