Esta é uma questão que exige do candidato
conhecimento sobre o uso dos pronomes de tratamento na redação oficial.
a) Em
comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento "Digníssimo",
pois a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo
desnecessária sua repetida evocação. Assim, já podemos constatar de imediato que esta
alternativa está incorreta.
b) "Caro Senhor" não está entre os pronomes de tratamento determinados pelo Manual de Redação. Além disso, empregar o termo "caro" infringe os atributos da impessoalidade, formalidade e padronização, que são essenciais na redação de um texto oficial. Portanto, esta alternativa está incorreta.
c) Conforme
determinado desde a 2ª edição do Manual de Redação, fica dispensado o emprego
do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento Vossa Senhoria e para particulares. Tal manual explica que o uso do pronome de tratamento Senhor é
suficiente. Assim, verificamos que esta alternativa está incorreta.
d) De acordo com a determinação do Manual de Redação, os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são os que devem ser utilizados para se comunicar diretamente com o receptor. Ou seja, deve-se
utilizar a forma 'Vossa Excelência' em todos os casos, em sua forma
abreviada ou por extenso. Sendo assim, esta é a alternativa correta.
Gabarito do Professor:
Letra D
GABARITO: LETRA D
COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO.
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento sobre o uso dos pronomes de tratamento na redação oficial.
a) Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento "Digníssimo", pois a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação. Assim, já podemos constatar de imediato que esta alternativa está incorreta.
b) "Caro Senhor" não está entre os pronomes de tratamento determinados pelo Manual de Redação. Além disso, empregar o termo "caro" infringe os atributos da impessoalidade, formalidade e padronização, que são essenciais na redação de um texto oficial. Portanto, esta alternativa está incorreta.
c) Conforme determinado desde a 2ª edição do Manual de Redação, fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento Vossa Senhoria e para particulares. Tal manual explica que o uso do pronome de tratamento Senhor é suficiente. Assim, verificamos que esta alternativa está incorreta.
d) De acordo com a determinação do Manual de Redação, os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são os que devem ser utilizados para se comunicar diretamente com o receptor. Ou seja, deve-se utilizar a forma 'Vossa Excelência' em todos os casos, em sua forma abreviada ou por extenso. Sendo assim, esta é a alternativa correta.
FONTE: Dayanna Menezes, Graduada em letras na UEPB, Pós-graduada em leitura, análise e produção de texto na UnB e Mestre em Linguística na UERJ. Corretora de redação da banca CESPE/UNB e do ENEM., de Português, Redação Oficial, Secretariado