SóProvas


ID
5419609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Assim como todas as florestas, os trechos arborizados do Ártico às vezes se incendeiam. Mas, ao contrário de muitas florestas localizadas em latitudes médias, que prosperam ou até mesmo necessitam de fogo para preservar sua saúde, as florestas árticas evoluíram para que queimassem apenas esporadicamente.

    As mudanças climáticas, contudo, estão remodelando essa frequência. Na primeira década do novo milênio, os incêndios queimaram, em média, 50% mais área plantada no Ártico por ano do que em qualquer outra década do século XX. Entre 2010 e 2020, a área queimada continuou a aumentar, principalmente no Alasca, tendo 2019 sido um ano ruim em relação aos incêndios na região; além disso, o ano de 2015 foi o segundo pior ano da história do local. Os cientistas descobriram que a frequência de incêndios atual é mais alta do que em qualquer outro momento desde a formação das florestas boreais, há cerca de três mil anos, e possivelmente seja a maior nos últimos 10 mil anos.

    Os incêndios nas florestas boreais podem liberar ainda mais carbono do que incêndios semelhantes em locais como Califórnia ou Europa, porque os solos sob as florestas em latitude elevada costumam ser compostos por turfa antiga, que possui carbono em abundância. Em 2020, os incêndios no Ártico liberaram quase 250 megatoneladas de dióxido de carbono, cerca da metade emitida pela Austrália em um ano em decorrência das atividades humanas e cerca de 2,5 vezes mais do que a histórica temporada recordista de incêndios florestais de 2020 na Califórnia.

Internet:<www.nationalgeographicbrasil.com>(com adaptações). 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item que se segue.


Quanto à tipologia textual, predomina no texto o tipo dissertativo-expositivo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema.

    Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo. É importante, ainda, que o texto expositivo apresente dados verídicos e comprováveis.

  • Correto.

    O texto dissertativo-expositivo acrescenta informações novas ao leitor.

  • Texto dissertativo expositivo - informativo

    Esse texto visa acrescentar informação nova ao leitor, ao contrário do expositivo puro , que não pressupõe que a informação discutida seja nova para quem lê .

  • GAB C

    Texto Dissertativo: Fala sobre um assunto

    - Verbos no presente.

    Dissertativo Informativo/Expositivo: Informa algum assunto ao leitor

    • Narração: conta uma história/acontecimento em um lapso temporal;
    • Descrição: detalhamento, como se fosse um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto
    • Dissertação: explicar algo. Pode ter caráter expositivo ou argumentativo:

    Dissertação-expositiva: O objetivo principal é informar, esclarecer um assunto. Ex: aula, resumo, texto científico, etc.

    Dissertação-argumentativa: defende ideias ou um ponto de vista do autor. Além de trazer explicações, esse tipo de texto busca persuadir, convencer o leitor de algo. Ex: sermão, ensaio, monografia, dissertação, tese, ensaio, manifesto, crítica, etc.

    • Injunção/instrucional: Orienta como realizar uma ação.
    • Predição: informação e a probabilidade. O intuito é predizer algo ou levar o interlocutor a crer em alguma coisa que ainda irá ocorrer. Ex: previsões astrológicas, meteorológicas, etc.
    • Dialogal/conversacional: diálogo entre os interlocutores. Temos um locutor (quem fala), um assunto e um receptor (quem recebe o texto). Ex: entrevista, conversa telefônica, chat, etc.

  • FIXAÇÃO:

    • Narração: conta uma história/acontecimento em um lapso temporal;
    • Descrição: detalhamento, como se fosse um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto
    • Dissertação: explicar algo. Pode ter caráter expositivo ou argumentativo:

    Dissertação-expositiva: O objetivo principal é informar, esclarecer um assunto. Ex: aula, resumo, texto científico, etc.

    Dissertação-argumentativa: defende ideias ou um ponto de vista do autor. Além de trazer explicações, esse tipo de texto busca persuadir, convencer o leitor de algo. Ex: sermão, ensaio, monografia, dissertação, tese, ensaio, manifesto, crítica, etc.

    • Injunção/instrucional: Orienta como realizar uma ação.
    • Predição: informação e a probabilidade. O intuito é predizer algo ou levar o interlocutor a crer em alguma coisa que ainda irá ocorrer. Ex: previsões astrológicas, meteorológicas, etc.
    • Dialogal/conversacional: diálogo entre os interlocutores. Temos um locutor (quem fala), um assunto e um receptor (quem recebe o texto). Ex: entrevista, conversa telefônica, chat, etc.