SóProvas


ID
5419618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Assim como todas as florestas, os trechos arborizados do Ártico às vezes se incendeiam. Mas, ao contrário de muitas florestas localizadas em latitudes médias, que prosperam ou até mesmo necessitam de fogo para preservar sua saúde, as florestas árticas evoluíram para que queimassem apenas esporadicamente.

    As mudanças climáticas, contudo, estão remodelando essa frequência. Na primeira década do novo milênio, os incêndios queimaram, em média, 50% mais área plantada no Ártico por ano do que em qualquer outra década do século XX. Entre 2010 e 2020, a área queimada continuou a aumentar, principalmente no Alasca, tendo 2019 sido um ano ruim em relação aos incêndios na região; além disso, o ano de 2015 foi o segundo pior ano da história do local. Os cientistas descobriram que a frequência de incêndios atual é mais alta do que em qualquer outro momento desde a formação das florestas boreais, há cerca de três mil anos, e possivelmente seja a maior nos últimos 10 mil anos.

    Os incêndios nas florestas boreais podem liberar ainda mais carbono do que incêndios semelhantes em locais como Califórnia ou Europa, porque os solos sob as florestas em latitude elevada costumam ser compostos por turfa antiga, que possui carbono em abundância. Em 2020, os incêndios no Ártico liberaram quase 250 megatoneladas de dióxido de carbono, cerca da metade emitida pela Austrália em um ano em decorrência das atividades humanas e cerca de 2,5 vezes mais do que a histórica temporada recordista de incêndios florestais de 2020 na Califórnia.

Internet:<www.nationalgeographicbrasil.com>(com adaptações). 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item que se segue.


Mantendo-se o sentido e a correção gramatical do texto, a expressão “há cerca de três mil anos” (último período do segundo parágrafo) poderia ser substituída por acerca de três mil anos.

Alternativas
Comentários
  • Para dizer que alguém conversa sobre algo ou a respeito de algum assunto deve-se usar a palavra “acerca”, escrita de forma junta. Essa palavra deve, também, ser usada para expressar sentido de proximidade; vizinho a algo; quanto a; e relativamente. Em alguns casos pode assumir o lugar de “quase”. 

    Exemplo: Pedro, Paulo e Ana conversavam acerca da série que assistiram sobre a escravidão. (Pedro, Paulo e Ana conversavam sobre a série que assistiram sobre a escravidão).

    Para indicar relação de proximidade a um lugar, possuindo sinônimo de perto, deve-se usar a expressão “a cerca”, escrita de forma separada. Essa expressão é formada pela preposição “a” e pela locução prepositiva “cerca de”. 

    Exemplo: a casa da minha mãe fica a cerca de 1km daqui.

    Recapitulando as diferenças entre acerca ou a cerca:

    Sinônimos de acerca: relativamente a; a respeito de; sobre; quanto a; próximo; em relação a; com relação a; perto; vizinho e junto.

    Sinônimos de a cerca: por volta de; cerca de; aproximadamente; perto de; quase em torno de; mais ou menos; próximo de; sensivelmente; a coisa de.

    Além de acerca ou a cerca, outro termo da gramática que confunde as pessoas é “há cerca de”. Trata-se de uma expressão também aceita e correta, desde que esteja inserida no contexto correto. 

    A palavra escrita com “h” é a conjugação do verbo “haver e deve ser usada para indicar um tempo que já passou. Assim, é a opção adequado para dar sentido de tempo aproximado e passado a algo que já aconteceu. 

    Exemplo: A última vez que Mileide e Milena se viram foi há cerca de 1 ano.

    fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/acerca-ou-a-cerca

  • ERRADO

    A cerca de = Aproximadamente

    Há cerca de =

    forma conjugada do verbo haver, e “cerca” indica uma aproximação, algo que não é exato. Note também que “há” é frequentemente usado para indicar um tempo decorrido

    Acerca de = sobre

  • GAB ERRADO

    acerca equivale a sobre (assunto)

  • Essa é uma questão sobre expressões similares na escrita, mas que podem ser divergentes no significado. Nesse sentido, faz-se necessário esclarecer que, em Língua Portuguesa, há três expressões cujas grafias são bastante similares: há cerca de, acerca de e a cerca de.

     Começando pela expressão que não faz parte do que é cobrado nessa questão, “a cerca de" indica proximidade de algo, por exemplo: minha casa fica a cerca de 50 metros da clínica. Partindo agora para o que, de fato, interessa o termo “há cerca de" indica tempo aproximado, não definitivamente determinado: meus pais se casaram há cerca de 30 anos atrás (ou seja, meus faz se casaram faz aproximadamente 30 anos). Já a expressão “acerca de" se faz da junção do advérbio “acerca" com a preposição “de" e significa “a respeito de" “sobre": discutimos muito na aula acerca da obra de Fernando Pessoa (ou seja, discutimos muito a respeito da obra de Fernando Pessoa).

    Assim, vemos que as expressões “há cerca de" e “acerca de" têm sentidos bastante distintos, o que geraria uma mudança total de sentido caso houvesse a substituição sugerida no enunciado da questão.

    Gabarito do professor: ERRADO.

  • Alo guerreiros

    vejam a diferença

    A cerca de. (separado)~~~~> Aproximadamente

    Acerca de = (junto)~~~~~~~~>sobre

    Há cerca de ~~~~~~~~~~>

    forma conjugada do verbo haver, e “cerca” indica uma aproximação, algo que não é exato.

    Estuda guerreiro

    fé no pai que sua aprovação sai !