SóProvas


ID
5419873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Segundo o IMAZON, em abril de 2021, a Amazônia teve o maior registro de desmatamento para esse mês em uma década. 778 km2 de floresta foram devastados, o que representa um aumento de 45% em relação a abril de 2020.

Internet:  <https://g1.globo.com> (com adaptações). 

Com relação à Amazônia e aos possíveis desdobramentos da dinâmica econômica e ambiental desse bioma, julgue o item a seguir.


Os recordes de desmatamento que a Amazônia registrou no último ano devem-se estritamente a duas atividades econômicas: a pecuária extensiva em latifúndios do estado do Amazonas e a mineração em terras indígenas do estado de Roraima.

Alternativas
Comentários
  • Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.

  • A agropecuária teve uma forte relação com os desmatamentos na Amazônia, como o avanço das Fronteiras Agricolas que estão cada vez mais avançando para dentro da mata!!

    • pecuária extensiva e mineração também tiveram muito haver com o desmatamento, mas o setor agrário foi o que mais danificou.
  • "Estritamente"..
  • Os recordes de desmatamento que a Amazônia registrou no último ano devem-se estritamente a duas atividades econômicas: a pecuária extensiva em latifúndios do estado do Amazonas e a mineração em terras indígenas do estado de Roraima.

  • Tornando a afirmação correta:

    Os recordes de desmatamento que a Amazônia registrou no último ano devem-se, dentre outros fatores, a duas atividades econômicas: a pecuária extensiva em latifúndios do estado do Amazonas e a mineração em terras indígenas do estado de Roraima.

  • Estritamente

    Estritamente

    Estritamente

    Estritamente

    Estritamente

    Estritamente

    Estritamente

    Estritamente

    Estritamente

    Estritamente Estritamente Estritamente