SóProvas


ID
5421247
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo, sobre a composição das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD).

( ) Essas equipes podem ser constituídas como Tipo 1 ou Tipo 2.
( ) Para a constituição de um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é necessário a implantação prévia de uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP) para a existência de uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD).
( ) Para a composição mínima de uma EMAD Tipo 1 são necessários profissionais médicos com somatório de carga horária semanal (CHS) de, no mínimo, 40 (quarenta) horas de trabalho por equipe.
( ) Para a composição mínima de uma EMAD Tipo 1 é necessário profissional fisioterapeuta ou assistente social com somatório de CHS de, no mínimo, 30 (trinta) horas de trabalho por equipe.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD)

    • Modalidade AD2: aos usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma UBS e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos, podendo ser provenientes de diferentes serviços da rede de atenção. A prestação de assistência à saúde na modalidade AD2 é de responsabilidade da equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) e da equipe multiprofissional de apoio (EMAP).
    • Modalidade AD3: destinada aos usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, com necessidade de maior frequência de cuidado, recursos de saúde, acompanhamento contínuo e uso de equipamentos, podendo ser oriundos de diferentes serviços da Rede de Atenção à Saúde. A prestação de assistência à saúde na modalidade AD2 é de responsabilidade da equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) e da equipe multiprofissional de apoio (EMAP), ambas designadas para essa finalidade. A EMAD é a principal responsável pelo cuidado do paciente domiciliado. A diferença entre as EMADs e as equipes de atenção básica está no tipo de atendimento prestado (especializado para pacientes domiciliados) e na composição da equipe profissional, que deverá conter, minimamente: I. 1 ou 2 profissionais médicos, com somatório de carga horária semanal (CHS) de, no mínimo, 40 (quarenta) horas; II. 1 ou 2 profissionais enfermeiros, com somatório de CHS de, no mínimo, 40 (quarenta) horas; III. 3 ou 4 técnicos de enfermagem (pois pode ser 3 profissionais de 40h ou 4 profissionais de 30h); IV. Profissional fisioterapeuta e/ou assistente social, com somatório de CHS de, no mínimo, 30 (trinta) horas. No caso dos fisioterapeutas e assistentes sociais, poderão ser adotados outros arranjos. Veja na Portaria GM/MS 825, de 25 de abril de 2016. Porém, atenção: nenhum profissional componente da EMAD poderá ter carga horária semanal inferior a 20 (vinte) horas.