Tomografia Computadorizada de Crânio Suas principais vantagens são a rapidez na aquisição das imagens e a facilidade de acesso a um tomógrafo. É o primeiro exame a ser solicitado, assim que o paciente estiver estável clinicamente, para excluir ou confirmar se o evento é isquêmico ou hemorrágico.
Além de ajudar na exclusão ou confirmação de causas não vasculares para os achados clínicos do paciente, é a estratégia que apresenta o melhor custo-benefício para diagnósticos da doença cerebrovascular.
Na maioria das vezes, a lesão só aparece tardiamente (30% dos casos podem ser vistos nas primeiras 3 horas, 60% nas primeiras 24 horas, e quase 100% nos primeiros 7 dias).
Fase Hiperaguda (<12h): Neste momento, a TC de crânio é importante para excluir hemorragia e para detecção de achados precoces de isquemia cerebral. São eles: a) perda do contorno insular b) indefinição dos núcleos cinzentos c) perda da diferenciação substância branca e cinzenta d) artéria cerebral hiperdensa
O edema citotóxico é visto na TC na Fase subaguda.
Fase crônica: é uma lesão focal hipodensa, bem delimitada, respeitando limites vasculares, com proeminência de sulcos e alargamento dos ventrículos ipsilaterais.