SóProvas


ID
5421751
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara de Apucarana - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas do trecho abaixo da Constituição Federal de 1988:

É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, ______________, no último caso, por ordem _______________, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos e garantias fundamentais.

    A- Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema, vide alternativa D.

    B- Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema, vide alternativa D.

    C- Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema, vide alternativa D.

    D- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 5º, XII: "é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual pena".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.

  • Sigilo de correspondência e das comunicações.

    Em regra: São invioláveis.

    Comunicação telefônica: Ordem judicial para investigação criminal e instrução de processo penal

    Correspondência: Interceptação de correspondência de presidiário.

    Bônus: Jurisprudência

    STF: Não é ilícito a gravação telefônica feita por um dos interlocutores sem conhecimento do outro para fins judiciais.

    TST: Não é ilícito o monitoramento pelas empresas do conteúdo do e-mail corporativo de seus funcionários.

  •  CRFB/88 em seu art. 5º, XII: "é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual pena".

  •  CRFB/88 em seu art. 5º, XII: "é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual pena".

  • CRFB/88 em seu art. 5º, XII: "é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal".

  • XII- é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas ,de dados e das comunicações telefônicas, salvo ,no último ,por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

    Em situações excepcionais, qualquer um destes sigilos pode ser violado por ordem JUDICIAL.

  • Art. 5º CF/88 !

  • Analisando as alternativas letra D é correta

  • GAB-D

    salvo – judicial

    ART.5º

    XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;   

    VOCÊ QUE É CASADO E SUA MULHER VIVE PEGANDO NO SEU PÉ QUERENDO QUEBRAR O SIGILO DO SEU WATS. MOSTRE O ART.5º PARA ELA E SAIA CORRENDO.!!!!RSRS

    • kkkk mas osires agsto, tem a lei no direito penal o cadi, qe barra isso kkkkkkk
  • PRA NÃO ZERAR