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ID
5422
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Há um considerável debate sobre os benefícios e a aplicabilidade do desenvolvimento ágil de software em contraposição aos processos mais convencionais de engenharia de software. Relacione o modelo ágil de software com a sua respectiva característica.

Modelo
I - DAS II - DSDM III - FDD IV - XP

Característica

(P)
Define um ciclo de vida que incorpora três fases: especulação, colaboração e aprendizado. Durante a fase de aprendizado, à medida que os membros de uma equipe começam a desenvolver os componentes que fazem parte de um ciclo adaptativo, a ênfase está tanto no aprendizado quanto no progresso em direção a um ciclo completo.

(Q)
O conceito característica é uma função valorizada pelo cliente, que pode ser implementada em duas semanas ou menos. Este modelo define seis marcos de referência durante o projeto e implementação de uma característica: travessia do projeto, projeto, inspeção de projeto, código, inspeção de código, promoção para construção.

(R)
Fornece um arcabouço para construir e manter sistemas que satisfazem às restrições de prazo apertadas por meio do uso de prototipagem incremental em ambiente controlado de projeto. Essa abordagem sugere uma filosofia que é emprestada de uma versão modificada do princípio de Pareto.

A relação correta é:

Alternativas
Comentários
  • Só uma dica: esta questão é fácil para quem sabe o signigicado da sigla do modelo FDD (Feature Driven Development) ou Desenvolvimento Baseado em Característica. O único item que fala de característica é o item III, e só existe uma opção com III - Q.
  • O Pressman é uma otima referencia de agile.....pracaba mesmo
  • FDD ( Feature Driven Development )

    • Foco em desenho e construção
    • Iterativo
    • Não existe nenhum processo específico de modelagem.
    • Resposta rápida para mudanças de requisito e de mercado
    • Preocupação com a qualidade, entregas frequentes e tangíveis

    Processos

    1. Desenvolver um modelo compreensível
    2. Construir uma lista de funcionalidades
    3. Planejar por funcionalidade
    4. Projetar por funcionalidade
    5. Construir por funcionalidade
  • DAS - P - Ele define um "ciclo de vida" DAS que incorpora três fases: especulação, colaboração e aprendizagem.
    DSDM - R - Oferece uma metodologia para construir e manter sistemas que atendem restrições de prazo apertado, através do uso da prototipagem incremental em um ambiente de projeto controlado.
    FDD - Q - funcionalidade é uma função valorizada pelo cliente passível de ser implementada em duas semanas ou menos

    Pressman, 7ed, 2011
  • Usei a linha de raciocínio que Gabriel usou, pois não conhecia as metodologias DAS e DSDM

  •  b)I - P, II - R, III - Q.

    é só lembrar que em agile é DSDM que trabalha com prototipos. Outro conceito-chave do DSDM são os prazos apertados, além do destaque à participação do usuario. FDD 9feature-driven development) é o que estabelece entrega em no max 2 semanas