A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Poderes.
A- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 2º: "São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário".
B- Incorreta. A alternativa menciona os chefes do Poder Executivo nas esferas federal, estadual e municipal.
C- Incorreta. A Câmara dos Deputados integra o Congresso Nacional (junto com o Senado Federal) e o Congresso Nacional integra o Poder Legislativo. Art. 44, CRFB/88: "O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal".
D- Incorreta. As Forças Armadas não são um quarto poder, estando subordinadas ao Poder Executivo. Art. 84, CRFB/88: "Compete privativamente ao Presidente da República: (...) XIII - exercer o comando supremo das Forças Armadas, nomear os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, promover seus oficiais-generais e nomeá-los para os cargos que lhes são privativos; (...)".
Art. 3 da Lei Complementar 97/99: "As Forças Armadas são subordinadas ao Ministro de Estado da Defesa, dispondo de estruturas próprias".
O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.
A questão exige conhecimento acerca da organização
constitucional ligada aos princípios fundamentais da CF/88. Sobre o tema, é
correto afirmar que são poderes da União segundo artigo 2º da Constituição da
República Federativa do Brasil de 1988 Legislativo; Executivo; Judiciário. Nesse sentido:
Art. 2º - São Poderes da União, independentes e
harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Gabarito do
professor: letra a.