SóProvas


ID
5422546
Banca
OMNI
Órgão
Conderg - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Professor criativo

Olhem o que um professor é capaz de fazer. O fato narrado abaixo é real e aconteceu em um curso de Engenharia da USJT (Universidade São Judas Tadeu), tornando-se logo uma das "lendas" da faculdade... 
Na véspera de uma prova, 4 alunos resolveram chutar o balde: iriam viajar. Faltaram a prova e então resolveram dar um "jeitinho".
Voltaram à USJT na terça, sendo que a prova havia ocorrido na segunda. Então dirigiram-se ao professor: _Professor, fomos viajar, o pneu furou, não conseguimos consertá-lo, tivemos mil problemas, e por conta disso tudo nos atrasamos, mas, gostaríamos de fazer a prova.
O professor, sempre compreensivo:
_Claro, vocês podem fazer a prova hoje à tarde, após o almoço.
_E assim foi feito. Os rapazes correram para casa e se racharam de tanto estudar, na medida do possível. Na hora da prova, o professor colocou cada aluno em uma sala diferente e entregou a prova:
Primeira pergunta, valendo 1 ponto: algo sobre a Lei de Ohm.
Os quatro ficaram contentes pois haviam visto algo sobre o assunto. Tinham certeza de que a prova seria muito fácil e de que haviam conseguido se "dar bem". Segunda pergunta, valendo 9 pontos: "Qual pneu furou?"

Autor Desconhecido - Adaptado. Acesso em https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

O texto é predominantemente:

Alternativas
Comentários
  • o miserável é um gênio

  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • Raça absoluta além da consciência...

  • O link já deu a resposta

    https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

    NARRATIVO (contar história)

    Pret. Imperfeito: ação no passado, falava, trazia, comia

    personagens

    NEM TODA NARRATIVA É UMA FICÇÃO

  • A questão é de tipologia textual e quer que identifiquemos a tipologia do texto da questão. Vejamos:

     .

    A) Descritivo.

    Errado.

    Descrição: tem por objetivo fazer um retrato por escrito (ou não) de um lugar, uma pessoa, um animal, um pensamento, um sentimento, um objeto, um movimento... Os tempos verbais mais frequentes são o presente e o pretérito imperfeito do indicativo.

     .

    B) Dissertativo.

    Errado.

    Dissertação: é um estilo de texto com posicionamentos pessoais e exposição de ideias, apresentada de forma lógica, com razoável grau de objetividade, clareza e coerência. Pode ser expositiva: caracterizada por esclarecer um assunto com o objetivo de explicá-lo de maneira clara, sem intenção de convencer o leitor ou criar debate. E pode ser argumentativa: com intuito de defender um ponto de vista que convença o interlocutor. Para tal, os verbos se encontram predominantemente no presente.

     .

    C) Expositivo.

    Errado. A dissertação expositiva foi explicada na alternativa "b".

     .

    D) Narrativo.

    Certo. O texto é narrativo. Logo no primeiro parágrafo, temos essa comprovação: "O fato narrado abaixo é real e aconteceu em um curso de Engenharia da USJT (Universidade São Judas Tadeu), tornando-se logo uma das "lendas" da faculdade...".

    Narração: visa contar um fato, com narrador, personagens, noção espaço/tempo, enredo... Nela, os verbos se encontram normalmente no pretérito (passado), pois as narrações normalmente remetem a fatos que já ocorreram.

     .

    Gabarito: Letra D 

  • kkkkkkkkkkkkkkk boa metodologia