-
Bora lá: “Homeostasia Dinâmica... manter equilíbrio por ajustes constantes, antecipados...”
TEORIA DOS SISTEMAS:
- Bertalanffy
- ênfase ambiente
- org. como um ambiente
- homem funcional
- sistema aberto
- abordagem explicativa e descritiva;
lembrem-se das borboletas no jardim
CARACTERÍSTICAS: busca integração real das demais teorias; constante interação com ambiente externo; holismo; globalismo; resiliência; homeostase.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL:
- Lewin
- ênfase pessoas e ambiente
- considera org. formal e informal
- enxerga homem administrativo
- sistema aberto
- abordagem explicativa e descritiva;
CARACTERÍSTICAS: mudar pessoas e cultura de forma planejada; espírito de equipe; percepção do grupo com ambiente externo; senso de identidade entre funcionário e organização;
-
Olá!
Gabarito: C
Bons estudos!
-Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak
-
GABARITO: LETRA C
A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) surgiu com os trabalhos do biólogo austríaco Ludwig Von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968. Segundo a TGS os sistemas vivos, sejam indivíduos ou organizações, são analisados como "sistemas abertos", mantendo um contínuo intercâmbio de matéria/energia/informação com o ambiente. (CHIAVENATTO, 1993, p. 749).
Segundo essa teoria, a empresa é vista como um sistema organizador e transformador de inputs trazidos do ambiente em outputs para o mesmo ambiente. (AIROLDI et al., 1989, p. 73).
De acordo com o princípio da homeostase, as organizações, como todo sistema aberto, procuram manter uma certa constância no intercâmbio de energia importada e exportada do ambiente, assegurando o seu caráter organizacional e evitando o processo entrópico (desintegração).
FONTE: https://jus.com.br/artigos/13669/a-teoria-dos-sistemas-e-a-caracterizacao-da-atividade-empresaria
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas teorias administrativas. Neste caso, deve ser marcada a alternativa que contempla a teoria possui a homeostasia como uma das suas características.
A Teoria dos Sistemas defende que tudo depende de tudo e que qualquer situação em inúmeras causas e pode produzir os mais inúmeros efeitos. O foco está no ambiente e sua visão sobre o homem é de que ele é funcional, visto que desempenha um papel específico, inter-relacionado com o ambiente.
Dentro desta Teoria, temos o conceito de homeostasia, que segundo Chiavenato (2014, p.411), homeostasia é um equilíbrio dinâmico obtido pela autorregulação, ou seja, pelo autocontrole. É a capacidade que o sistema tem de manter certas variáveis dentro de limites, mesmo quando os estímulos do meio externo forçam essas variáveis a assumirem valores que ultrapassam os limites da normalidade.
Concluímos, portanto, que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.
MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.