SóProvas


ID
542476
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermagem incorpora o conhecimento de diversas ciências, entre elas a administração. Desse modo, as teorias da administração podem refletir o processo de trabalho desenvolvido pela enfermagem e pelo Setor Saúde como um todo. Um exemplo da influência da Teoria Clássica na Administração na Saúde está expresso em:

Alternativas
Comentários
  • Para a teoria clássica de Fayol visava à eficiência da organização. Estabeleceu as funções de planejar, organizar, coodenar, comandar e controlar, para a enfermagem, a contribuição de estruturas rígidas. Observa-se algumas caractersticas nas instituições de saúde, como os orgonogramas nos serviços de enfermagem com linhas de subordinação (enfermeiros, técnico e auxiliar de enfermagem). Propostas de trabalho resultantes em atividades rotineiras com aspecto apenas quantitativo, sem levar em consideração a qualidade. É isso aí: enf: Cátia C.  


     
  • Teorias da Administração aplicadas à Enfermagem:

    Teoria Clássica A estruturação dos serviços de saúde e sua forma rigidamente hierarquizada são reproduzidas na prática da enfermagem, através dos organogramas onde são expressas as linhas de subordinação.
    Teoria das Relações Humanas Essa teoria nasceu da necessidade de se corrigir a forte tendência de desumanização existente no trabalho. Valoriza as pessoas. Inspirada em sistemas de psicologia. Autoridade descentralizada. Autonomia do empregado. Confiança e abertura. Ênfase nas relações humanas.
    Teoria da Burocracia É uma forma de organização que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Tem como pilares a racionalidade, a precisão e a rapidez.
    Teoria Estruturalista É resultante de uma abordagem múltipla fundamentada na teoria clássica, na teoria das relações humanas e na teoria da burocracia. Pode-se concluir que o estruturalismo se preocupa com o todo e com o relacionamento das partes na constituição organizacional.
    Teoria Comportamental ou Behaviorista Tem influência no campo das ciências do comportamento. A teoria comportamental tem destaque no campo da motivação humana. O comportamento organizacional é explicado pela teoria comportamental, com base na conduta individual das pessoas.
    Teoria de SistemasSistema pode ser conceituado como um conjunto de elementos interdependentes, interagentes, trabalhados com objetivos definidos e mútuos. Sendo assim, a teoria dos sistemas é um conjunto de partes coordenadas entre si, para a obtenção harmônica de um resultado.
  •  A Teoria Clássica da Administração, desenvolvida por Henri Fayol, assentava numa visão administrativa marcada pela previsibilidade, organização, comando, coordenação, e controle