SóProvas


ID
5425027
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente o texto e responda à questão. 


Campanha une redes sociais na promoção de cuidados com a covid-19


Por André Lopes 


A campanha pede que os usuários compartilhem novos hábitos de cuidado diário, até novos hobbies como meditação ou culinária. As empresas também pedem que, para servir de exemplo, as pessoas usem máscaras nos vídeos.

Enquanto a CPI da Covid segue nesta quarta-feira, 19, investigando se o governo foi ou não negligente com o controle da pandemia, nas redes sociais, ou em quase todas elas, um outro evento iniciado nesta manhã tentará resgatar o tom de prevenção e cuidados com a covid-19. Trata-se de uma campanha realizada pelo Facebook, YouTube, Instagram, TikTok, Twitter e Twitch, num raro momento onde todas essas empresas usam seu poder de influência em conjunto.

Para aumentar o engajamento e alcance do movimento que foi chamado de #EuMeCuido, diversos criadores de conteúdo de todas essas plataformas foram chamados a participar. A ideia é que todas as redes sociais tenham materiais especiais com foco em prestação de serviço. Além disso, usuários serão estimulados a dividir suas experiências com a pandemia através de posts. Para participar, é necessário publicar um conteúdo nos formatos disponíveis na rede social escolhida durante o dia de hoje com a hashtag #EuMeCuido, e relatar algum detalhe sobre o que o usuário vivenciou no período pandêmico. 

“Esse esforço conjunto com outras plataformas permite que ainda mais vozes participem da conversa trazendo seu ponto de vista e sua experiência, enriquecendo o debate e estimulando que mais pessoas compartilhem como e por que estão se cuidando", Ticá Almeida, head de Comunicação do Twitter Brasil. Segundo pesquisa divulgada ontem, 18, pelo Facebook IQ, o percentual dos que dizem receber informações sobre a covid-19 pelos aplicativos da empresa (que incluem Messenger, Instagram e Whatsapp) é de 66%, o que representa aumento de 14 pontos percentuais em relação ao registrado em maio de 2020. Considerando que esse público de interesse terá um reforço na adoção dos bons hábitos para atravessar o que ainda resta da pandemia, é bom saber que, ao menos nesse caso, as redes sociais serão uma boa influência.

(Disponível em: https://exame.com/marketing Acesso em: 10/06/2021.)

De acordo com o artigo, para que o designer gráfico de WEB escolha a plataforma e aplicativos para efetuar a publicação, deve considerar alguns argumentos. Sobre esses argumentos, analise:

I- O Facebook deve ser escolhido, pois é o líder com 66% dos que dizem receber informações.
II- O registro de crescimento de 14 pontos porcentuais, totalizando 66%, no recebimento de informações da Covid-19 por parte dos internautas.
III- Em 2020 a porcentagem de recebimentos era de 52%.
IV- Os formatos disponíveis na rede social escolhida.

São argumentos válidos:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva b

    II e IV, apenas. l10: l13

     II- O registro de crescimento de 14 pontos porcentuais, totalizando 66%, no recebimento de informações da Covid-19 por parte dos internautas.

    IV- Os formatos disponíveis na rede social escolhida.

  • A questão exigiu conhecimento em compreensão textual, isto é, a resposta está de forma expressa no texto. O candidato deve indicar quais assertivas estão de acordo com o texto. Vejamos:

    I- Incorreta.

    "Segundo pesquisa divulgada ontem, 18, pelo Facebook IQ, o percentual dos que dizem receber informações sobre a covid-19 pelos aplicativos da empresa (que incluem Messenger, Instagram e Whatsapp) é de 66%, o que representa aumento de 14 pontos percentuais em relação ao registrado em maio de 2020. "

    O texto não fala nada de qual aplicativo deve ser escolhido, outro fato importante é que os 66% são de pessoas que também usam Messenger, Instagram e Whatsapp.

    II- Correta.

    "Segundo pesquisa divulgada ontem, 18, pelo Facebook IQ, o percentual dos que dizem receber informações sobre a covid-19 pelos aplicativos da empresa (que incluem Messenger, Instagram e Whatsapp) é de 66%, o que representa aumento de 14 pontos percentuais em relação ao registrado em maio de 2020. 

    De fato, o aumento de 14 pontos está incluído nos 66%.

    III- Incorreta.

    Segundo pesquisa divulgada ontem, 18, pelo Facebook IQ, o percentual dos que dizem receber informações sobre a covid-19 pelos aplicativos da empresa (que incluem Messenger, Instagram e Whatsapp) é de 66%, o que representa aumento de 14 pontos percentuais em relação ao registrado em maio de 2020. 

    O aumento de 14 pontos percentuais foi em relação a maio e não ao ano todo, ou seja, podemos deduzir que em maio a porcentagem era de 52%, mas não o ano todo.

    IV- Correta.

    De acordo com o texto: " Além disso, usuários serão estimulados a dividir suas experiências com a pandemia através de posts. Para participar, é necessário publicar um conteúdo nos formatos disponíveis na rede social escolhida durante o dia de hoje com a hashtag #EuMeCuido, e relatar algum detalhe sobre o que o usuário vivenciou no período pandêmico. "

    Portanto, somente as assertivas II e IV estão corretas.

    Gabarito do monitor: B

  • Pra minha pessoa está faltando texto pra poder responder a pergunta, levando conta as 2 resposta que citaram acima.
  • Gabarito: B.

    Além de concursanda sou corretora de redações e discursivas. Sou formada pela Uerj e pós graduanda em Ensino e produção textual. O valor de cada correção é dez reais. Qualquer dúvida é só chamar no whatsapp 21987857129.

  • Respondendo Diogo Cordeiro, a questão não é sobre Compreensão de Texto, mas sim Interpretação.

  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.