SóProvas


ID
5427532
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um rio possui uma vazão natural de 4m³/s e recebe uma vazão de 500L/s de esgoto tratado, sendo que à montante deste lançamento o rio possui uma DBO5 (Demanda Bioquímica de Oxigênio, ensaio em 5 dias) igual a 4mg/L e, segundo regulamentação, a DBO5 máxima permitida é de 8mg/L. O esgoto bruto que chega na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) possui uma DBO5 de 100mg/L.

Considerando estes dados e para atender à regulamentação, essa ETE deve operar com uma eficiência de

Alternativas
Comentários
  • A questão pede que seja determinada a eficiência do tratamento de forma que a DBO5 do efluente tratado lançado no rio não eleve a concentração de DBO5 da água para valores superiores aos estabelecidos pela regulamentação. A Figura 1 esquematiza os dados do problema.


    Figura 1. Esquematização dos dados do exercício.


     

    Como a regulamentação determinou que a DBO5 máxima permitida no rio é de 8 mg/L, essa deve ser a concentração máxima de DBO5 na mistura entre o efluente tratado e a água do rio. Utilizando a equação do modelo de autodepuração de Streeter-Phelps, é possível obter o valor máximo de DBO5 do efluente para satisfazer a condição de DBO5 da mistura:





    Assim, o efluente tratado deve possui uma DBO5 máxima de 40 mg/L para que, após a mistura com o rio, o valor de 8 mg/L definido pela legislação não seja excedido. Assim, tratamento deve possuir uma eficiência (E) que permita a redução da concentração de DBO5 de 100 mg/L para 40 mg/L:




    Portanto, a ETE deve operar com uma eficiência mínima de 60%. Assim, a alternativa B está correta.


    Gabarito do professor: Letra B.