SóProvas


ID
5428042
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Switch layer 3 apresenta vantagens sobre switch layer 2. Sobre switch layer 3, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    Switch Layer 2

    O switch layer 2 trabalha unica e exclusivamente na camada 2 do modelo OSI, ou seja, na camada de enlace. Logo, nós podemos notar que esse tipo de switch trabalha apenas utilizando os endereços MAC, já que a camada 2 do modelo OSI esta diretamente ligada ao endereço físico da interfaces de rede dos equipamentos em geral. Dessa forma, podemos então dizer que o switch layer 2 não “conhece” endereços IP. Ele não tem consentimento algum sobre o escopo de IP que esta sendo utilizado na rede, muito menos quais são os IP que estão ou não ativos na rede num geral.

    Switch Layer 3

    O switch layer 3 trabalha na camada 3 do modelo OSI, que é a camada de rede. É na camada de rede aonde fica o protocolo TCP/IP tanto na versão 4 como na versão 6. Isso quer dizer que esse tipo de switch consegue trabalhar com endereços lógicos, ou seja, os endereços IPs da rede.

    Devemos lembrar também que um switchs layer 3 continua trabalhando normalmente com os endereços físicos, os endereços MAC. Sendo assim, podemos notar que um equipamento desse tipo opera não só como switch, mas também como roteador. Em função disso alguns costumam chamar esse tipo de switch de multi layer ou multi camada.

    Como esse tipo de switch trabalha nas duas camadas, ele continua tendo a sua tabela MAC. Entretanto, além disso ele também possui uma tabela de roteamento. Afinal de contas já que podemos fazer com que switch roteie rede distintas através dele, ele necessita de uma tabela de roteamento para realizar essa função.

    Esses redes podem ser redes externa vindas de um outro equipamento ou redes internas, feitas através de VLAN por ele mesmo. No caso de redes VLAN, temos o que chamamos de roteamento intra-VLAN. Esse tipo de roteamento costuma ser ainda mais fácil de se implementar já que como o switch é quem criou as VLAN, ele mesmo já conhece essa redes.

  • Um switch L2 gerenciável permite a criação de VLANs, mas não faz a interconexão entre elas. Assim, se eu tenho uma rede feita totalmente de switches L2, eu até posso criar VLANs, mas não consigo fazer elas se comunicarem. Eu até posso usar um roteador (que também é um equipamento Layer 3) para interconectar as VLANs, mas normalmente um roteador é um equipamento que tem uma baixa capacidade de comutação de pacotes, ou - traduzindo para o português - um roteador pode se tornar um gargalo na comunicação entre as VLANs.

    Um switch L3, por outro lado, é um switch igual a um switch L2 (tem portas, cria VLANs, gerenciável, etc) mas ele tem uma funcionalidade que os switches L2 não tem: permite interconectar as VLANs.

    GABARITO LETRA”A”.

    Fonte: tecnologiarede.blogspot

  • Galera, a VLAN é uma rede "lógica" independente. Ou seja, podem existir, de forma simultânea, várias VLANs em um mesmo mesmo comutador (swtich), de modo que não seja necessária a separação física de cada uma delas.