SóProvas


ID
5428240
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Águas da Prata - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em relação ao emprego dos anestésicos locais na Odontologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Hiperglicemia

  • são aminas simpaticomiméticas.

  • são aminas simpaticomiméticas.

  • A) O uso de anestésicos locais com vasoconstritor do tipo adrenalina em pacientes com Diabetes Mellitus pode resultar em hipoglicemia. ERRADO- HIPERGLICEMIA B) A bupivacaína tem potencial anestésico quatro vezes menor e toxicidade quatro vezes maior do que a lidocaína. ERRADO- POTENCIAL ANESTÉSICO 4 X MAIOR E TOXICIDADE 4X MENOR QUE A LIDOCAÍNA. C) As substâncias vasoconstritoras utilizadas nos anestésicos locais podem pertencer a dois grupos farmacológicos: aminas parassimpatomiméticas e análogos da vasopressina. ERRADO- AMINAS SIMPATOMIMETICAS (CATECOLAMINAS E NÃO CATECOLAMINAS) E NÃO AMINA SIMPATOMIMETICA (DERIVADO SINTÉTICO DA VASOPRESSINA- Felipressina) D) A anestesia local mais indicada para gestantes é a lidocaína 2% com o vasoconstritor epinefrina, na concentração 1:100.000. CORRETO.
  • A. incorreta. O uso de anestésicos locais com vasoconstritor do tipo adrenalina em pacientes com Diabetes Mellitus pode resultar em HIPERglicemia.

    B.incorreta. bupivacaína:

    Potência. Quatro vezes a da lidocaína, mepivacaína e prilocaína.

    Toxicidade. Menos de quatro vezes a da lidocaína e mepivacaína.

    Metabolismo. Metabolizada no fígado por amidases.

    C. INCORRETA. As substâncias vasoconstritoras utilizadas nos anestésicos locais podem pertencer a dois grupos farmacológicos: aminas simpatomiméticas(Agem sobre os receptores adrenérgicos alfa e beta das paredes dos vasos sanguíneos e a maioria dos tecidos do organismo, se subdividem em catecolaminas e não-catecolaminas de acordo com a aestrutura química) e análogos da vasopressina (NÃO-SIMPATOMINÉTICA. FELIPRESSINA: Droga análoga da vasopressina.).

    D. CORRETA. A anestesia local mais indicada para gestantes é a lidocaína 2% com o vasoconstritor epinefrina, na concentração 1:100.000.