SóProvas


ID
542890
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A inflamação na inserção dos músculos flexores do carpo é denominada

Alternativas
Comentários
  • Questão duvidosa... afinal a EL envolve o Flexor Ulnar enquanto a EM envolve Flexor Radial, devemos determinar que é a alternativa C por ser mais comum? Gostaria de outras opiniões...
  • LETRA A
    Síndrome de De Quervain
     (enfermidade de De Quervain, torcedura da Lavandeira, tendinite estenosante de De Quervain) é uma forma de
    tendinite crônica identificada e descrita em 1895 por Fritz de Quervain.

    A tendinite estenosante de De Quervain é a constrição dolorosa da baínha comum dos tendões dos músculos abdutor longo e extensor curto do polegar, no chamado primeiro compartimento dorsal. O processo inflamatório da baínha causa a diminuição do seu espaço, comprimindo os tendões.

    O quadro clínico apresenta dor de caráter insidioso podendo apresentar-se agudamente, na região dorsal do polegar e no processo estilóide do rádio, com a cronicidade do quadro, o paciente refere dificuldade para segurar objetos (como uma xícara) que exigem a posição "em garra" do polegar. Queixas de dor ocorrem ao torcer a roupa, abrir a porta com chave, abrir tampa de lata etc.


    LETRA B
    Epicondilite ou epicondilite lateral é uma inflamação dos tendões do cotovelo, que atinge principalmente os músculos extensores do punho e dos dedos. Também conhecida como cotovelo do tenista.

    LETRA C
    Epitrocleiteepicondilite medial ou cotovelo do golfista é a inflamação do tendão do músculo palmar longo, cuja origem se situa na epitroclea (epitrochlea humeri ou epicôndilo medial do úmero. Semelhante ao da epicondilite, porém os movimentos desencadeantes de dor são os de punhoflexão. Possui incidência maior que a epicondilite. O tratamento é semelhante ao da epicondilite 'lateral'.

    LETRA D
    Síndrome do túnel carpal (também conhecida como síndrome do túnel cárpicosíndrome do túnel do carpo ou síndrome do canal cárpico) é o nome pelo qual se refere uma doença que ocorre quando o nervo mediano, que passa pela região do punho chamada túnel do carpo, fica submetido a uma compressão.


    LETRA E
    A Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT) é um quadro de desconforto gradual, podendo chegar à dor importante na região inferior do pescoço (cervical e dorsal alta) e também no membro superior.
    A causa é a compressão do PLEXO BRAQUIAL devido a alterações posturais e ou anatômicas que alteram o triângulo formado pela primeira costela, clavícula e músculos escaleno e peitoral. A maioria das manifestações é devida à compressão nervosa.
    A dor em geral é intermitente e relacionada aos movimentos, principalmente aqueles realizados com os braços elevados. Pode haver ainda formigamento (parestesia) e diminuição de força preferencialmente nos dedos anular e mínimo. Alguns pacientes apresentam cefaléia, dificuldade de coordenação e distúrbios psicológicos, como depressão.
  • Então com o colega descreveu acima, não seria inflamação na insersão e sim origem dos flexores. Errei a questão por considerar que epicondilo medial é origem dos músculos flexores.

    Mais uma questão mal formulada pela banca.
  • Em anatomia, uma inserção muscular é a aderência íntima de um músculoligamento ou tendão a um local, geralmente um osso, é o ponto onde o músculo se fixa. Nos membros, pode-se falar de inserção proximal ou origem, que corresponde a inserção mais próxima do tronco, e, inserção distal àquela mais afastada do tronco
  • REFERENCIA: Atlas de anatomia Humana: Sobotta. vol. 1, 21 ed.: Guanabara Koogan, 2000. 

    M. Flexor Radial do Carpo:
    Inervação: n. mediano
    Origem: Epicôndilo medial do úmero, fáscia do antebraço
    Inserção: Face palmar da base do osso metacarpal II

    Sinceramente, não dá pra confiar nessa banca!!!
  • Como o colega disse logo acima, a origem também pode ser chamada de inserção proximal. Quando ainda estava na faculdade meus professores falaram que o termo "origem e inserção" estava sendo contestado e que a tendência seria chamar de "inserção proximal e inserção distal".

  • BANCA CONSIDEROU GABARITO = LETRA C