SóProvas


ID
5429053
Banca
SELECON
Órgão
Câmara de Cuiabá - MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A computação em Nuvem, do inglês Cloud Computing, é a tecnologia que permite o uso remoto de recursos da computação por meio da conectividade da internet, oferecendo uma ampla variedade de serviços, ferramentas e funcionalidade para atender às necessidades das empresas. Nesse sentido, dos três tipos de serviços existentes, dois são detalhados a seguir.

I. Permite que o acesso ao software sem comprar sua licença, usando-o gratuitamente na nuvem, geralmente com recursos limitados. Nessa modalidade, a empresa acessa o software pela internet, sem se preocupar com a instalação, configuração e investimento em licenças.
II. É contratado um ambiente completo de desenvolvimento on demand, no qual é possível criar, modificar e otimizar softwares e aplicativos, incluindo sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento, sistemas de gerenciamento de bancos de dados, e muitos outros recursos, além de toda a infraestrutura necessária para executar ou aperfeiçoar aplicações Web ou móveis. Nessa modalidade, a equipe de desenvolvimento só precisa se preocupar com a programação da aplicação, uma vez que a administração, manutenção e atualização da infraestrutura são deixadas para o provedor.

Os dois tipos de serviços detalhados em I e II são conhecidos, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Associe cada Serviço em Nuvem à Ideia Centro para não errar.

    Grave Assim:

    Infraestrutura como Serviço (IaaS)= Preciso de um Computador "paulera de bom" para rodar um programa que criei. Então preciso de uma infraestrutura melhor do meu ultrapassado notebook. Baixou a nível de hardware se enquadra nesta classificação.

    Plataforma como Serviço (PaaS)= Preciso que o ambiente que seja o mais otimizado possível para desenvolver meu software, tendo uma plataforma com ferramentes que diminua meu tempo de trabalho. Estamos nessa categoria. Ela é geralmente para desenvolvedores.

    Software como serviço (SaaS)= Já é uma solução pronta para usuário final e empresas , como armazenamento de arquivos, programas de pacote office rodando na nuvem e etc. são para tarefas costumeiras.

    Simples Assim... o resto é filosofia!

    Só enquadre o conceito na ideia e "mate" a questão!

    Gabarito Letra "A".

    Bons Estudos!

  • IaaS (engenheiros de rede) - o provedor oferece uma infraestrutura de processamento e armazenamento de modo transparente

    • é como usar um "computador virtual" com as confirgurações desejadas.
    • Oferece o mais alto nível de flexibilidade e controle de gerenciamento sobre os recursos de TI

    PaaS (desenvolvedores) - o provedor oferece uma plataforma de alto nível de integração para implentar e testar aplicações na nuvem.

    • dispensa a necessidade de instalação de ferramentas de desenvolvimento

    SaaS (usuários finais)- aplicativos são oferecidos como serviços

    • acessados por apliações como navegadores
  • Gabarito Letra "A".

    I. Permite que o acesso ao software sem comprar sua licença, usando-o gratuitamente na nuvem, geralmente com recursos limitados. Nessa modalidade, a empresa acessa o software pela internet, sem se preocupar com a instalação, configuração e investimento em licenças. (SaaS (usuários finais)- aplicativos são oferecidos como serviços )

    II. É contratado um ambiente completo de desenvolvimento on demand, no qual é possível criar, modificar e otimizar softwares e aplicativos, incluindo sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento, sistemas de gerenciamento de bancos de dados, e muitos outros recursos, além de toda a infraestrutura necessária para executar ou aperfeiçoar aplicações Web ou móveis. Nessa modalidade, a equipe de desenvolvimento só precisa se preocupar com a programação da aplicação, uma vez que a administração, manutenção e atualização da infraestrutura são deixadas para o provedor. (PaaS (desenvolvedores) - o provedor oferece uma plataforma de alto nível de integração para implentar e testar aplicações na nuvem.)

    Os dois tipos de serviços detalhados em I e II são conhecidos, respectivamente, como:

    IaaS (engenheiros de rede) - o provedor oferece uma infraestrutura de processamento e armazenamento de modo transparente.

    PaaS (desenvolvedores) - o provedor oferece uma plataforma de alto nível de integração para implentar e testar aplicações na nuvem.

    SaaS (usuários finais)- aplicativos são oferecidos como serviços

  • Gosto desse bizu aqui

    SaaS -> Sou eu usuário (é você usuário final do produto quando ele já está lá prontinho pra usar, como: Skype, OneDrive, Office 365...)

    IaaS -> Infraestrutura

    PaaS -> Programadores

    Como o conceito de cada um os colegas já colocaram não irei repetir...

    Edit: Por mais que o item II tenha a palavra "infraestrutura" ele NÃO está se referindo ao IaaS, e sim ao PaaS. Perceba:

    II. É contratado um ambiente completo de desenvolvimento on demand, no qual é possível criar, modificar e otimizar softwares e aplicativos (...) Nessa modalidade, a equipe de desenvolvimento só precisa se preocupar com a programação da aplicação

    Se eu estou criando, modificando e otimizando, logo eu sou um programador.

  • Bom galera, já podemos eliminar de cara as letras "B" e "D" que falam de Hardware já que o próprio enunciado da questão fala Software.

    Ai fica mais fácil pois sobraram apenas duas opções.

    Eu consegui gabaritar dessa forma.

    Deus abençoe vocês!!!!

    Não desistam!!!

    Eu consegui pela primeira vez um primeiro lugar em concurso.

    É preciso perseverança, determinação e fé.

  • IaaS = Infraestrutura como serviço - oferece serviços: Hardware.

    SaaS = Sou eu --> Usuário final utilizando um "app" já desenvolvido.

    PaaS = Plataforma --> ambiente para trabalho dos desenvolvedores de aplicativos.

  • Falou em aplicativos, é PaaS.

  • Gabarito A

    Minha contribuição:

    IaaS (Infrastuture as a service) infraestrutura como serviço: está envolvida com capacidade de armazenamento.

    PaaS (Plataforma as a service) Plataforma como serviço: é uma plataforma de criação e gerenciamento de serviço.

    SaaS (Software as a service) Software como serviço: aqui você pode ter acesso ao software sem precisar pagar por sua licença (ex: Facebook, twitter, office 365, entre outros).

  • GABARITO - A

    MODELOS DE SERVIÇOS

    IaaS - Infraestrutura com Serviços-> As partes de um servidor são alugadas sob demanda. É a terceirização (Aluguel) de partes de uma infraestrutura, ou seja, o provedor fornece processamento, memória, armazenamento   e   outros   recursos   computacionais   para   o   consumidor. Também pode ser chamado de Hardware as a Service (HaaS). O Consumidor não controla a parte física da infraestrutura, o controle se dar por meio de virtualização de máquinas.

    PaaS - Plataforma com Serviço: Plataformas de desenvolvimento são alugadas (banco de dados, linguagens de programação, servidores virtuais) sem necessidade de aquisição física de máquinas ou licenciamento de programas. É um ambiente que fornece uma integração entre serviços para testar, e implementar aplicações. A PaaS  permite que os Consumidores criem seus próprios aplicativos na nuvem.

    Exemplos: Heroku, Windows Azure Cloud, Google AppEngine, RedHat OpenShift, Amazon Web Services (AWS), IBM Bluemix, Tsuru.

    SaaS Software como Serviços -> Aplicativos são alugados sob demanda, muitas vezes rodam no próprio servidor, sem precisar instalar no computador do usuário. O SaaS permite que os consumidores em nuvem executem aplicativos on-line. É um novo formato de distribuição de softwares para computadores. Nesse modelo a licença do software está vinculada ao usuário e não a máquina, desta forma o usuário poderá acessar de qualquer lugar.

    Exemplos: Google Docs, Google Drive, One Drive, Office 365, DopBox.

    ----------------------------------------------------------------

    Resumo do resumo:

    SaaS = Sou eu - Usuário comum

    PaaS = Programador - utilizado pelos desenvolvedores para criar, modificar e otimizar softwares e aplicativos.

    IaaS = Infraestrutura como serviço - oferece serviços: Memória, Sistema Operacional

  • SaaS é o modelo mais simples de todos, pois abstrai praticamente tudo para o usuário e permite que ele apenas use as funcionalidades de um sistema de modo a cumprir um objetivo muito específico. A facilidade é que dispensa instalação, ambiente para execução, manutenção e upgrades. Da parte do contratante, envolve apenas um cadastro para usar.

    PaaS plataformas como um serviço oferecem um ambiente de desenvolvimento para que o contratante se preocupe em criar suas próprias aplicações. Ou seja, apresentam a infraestrutura, os servidores, ferramentas, bibliotecas e bancos de dados para que as empresas apenas foquem em seus próprios sistemas — os dados e apps são a única responsabilidade do usuário.

    IaaS modelo de infraestrutura como um serviço abstrai os servidores, componentes de armazenamento, o espaço físico e a rede. Contudo, os sistemas operacionais, o banco de dados e os apps são responsabilidade das contratantes. Ou seja, o usuário cuida do middleware e da execução, enquanto as partes mais pesadas referentes aos servidores, processamento e memória ficam por conta do provedor.

    DaaS Desktop como um serviço é uma máquina virtual oferecida na cloud. Esse modelo é essencialmente baseado na ideia de virtualização que apresentei no primeiro tópico: instâncias virtuais criadas a partir de um único hardware. Assim, a empresa contratante dispõe de imagens desktop para uso livre e para criação e administração de seus dados e apps.

    XaaS Para catalogar todas essas siglas que defini e muitas outras que continuam surgindo, existe um termo genérico que capta a essência do que é a computação sob demanda: o XaaS. Basicamente, representa “tudo como um serviço”, ou seja, um modelo que oferece qualquer função ou recurso para uso e pagamento de acordo com a necessidade, de forma escalável, com recursos reforçados de segurança.

  • Acho que nunca vou aprender esse assunto.

  • Acho que nunca vou aprender esse assunto.

  • SAAS = programa finais para armazenamento em nuvem 

    PaaS = platarforma adequada com ferramentas que otimizem o desenvolvimento do meu software.

    IaaA = infraestrutura para que o meu software rode com qualidade, envolve a parte de hardware que suporte o meu trabalho.

    NO CASO DA QUESTÃO II= ELE DIZ AMBIENTE COMPLETO DE DESENVOLVIMENTO! OU SEJa  PaaS[

    criando modificando e otimizando softwares aplicativos.ferramentas de desenvolvimento etc.

    saas = produto final USUARIO EU > SKYPE ONEDRIVER ETC

    Paas = Programadores e desenvolvedores de aplicativos.

    IAAS = infraestrutura hardware.

  • IaaS: INFRAESTRUTURA, a parte de hardware da nuvem, a parte física, como a parte de processamento, armazenamento, etc.

                   É a parte estrutural, a qual o usuário não tem acesso.

    PaaS: PLATAFORMA. É a área de desenvolvimento, de teste de software.

                  É a área de gerenciamento.

    SaaS: software. É a coisa pronta.   

                  É quando se tem acesso aos apps.

  • GAB: A

    SaaS (Software as a Service): (usuário dos programas) - diz respeito a aplicações completas que são oferecidas.

    IaaS: Infraestrutura (Hardware) - servidores, sist. de armazenamento, roteadores e outros sist. que são agrupados e padronizados a fim de serem disponibilizados pela rede.

    PaaS: Plataforma (Engenheiro de software) - disponibiliza-se uma plataforma, um ambiente operacional completo, p/ que aplicativos e serviços possam ser desenvolvidos.

    Um dia todos aqueles que riram dos seus sonhos vão contar para os outros como te conheceram.

  • Letra A

    SaaS e PaaS

    ___________

    SAAS:

     (CESPE) A computação em nuvem do tipo software as a service (SaaS) possibilita que o usuário acesse aplicativos e serviços de qualquer local usando um computador conectado à Internet. (CERTO)

    ______

    (CESPE) O SAAS, modelo de uso da computação em nuvem em que um aplicativo é acessado, via Internet, em um sítio diferente daquele do cliente, apresenta como vantagem para o cliente a não exigência de licença de uso. (CERTO)

    Nuvem = NÃO exige licença  

    Possui "assinatura gratuita” (recursos limitados) e "assinatura paga” (com mais recursos), um tipo de “aluguel”

    ______

    (CESPE) Uma solução de software como o Microsoft Office 365, que pode ser acessado pela Web, a partir de login e senha em formato de assinatura com pagamentos mensais, é denominada SaaS (Software as a Service). (CERTO)

    ___________________________________________________________________________________

    PAAS:

    (CESPE) PaaS (plataforma como um serviço), um ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem, permite a disponibilização de recursos da camada de plataforma, como frameworks para o desenvolvimento de software. (CERTO)

    _____

    (CESPE) Entre os modelos de computação em nuvem, o PaaS (Plataforma como um serviço) é o mais indicado para o desenvolvimento de soluções informatizadas. (CERTO)

  • Vídeo curto e esclarecedor sobre a diferença entre SaaS, PaaS e IaaS: https://www.youtube.com/watch?v=P3px5pvt-SM

  • IaaS = Infraestrutura como serviço - oferece serviços: Hardware.

    SaaS = Software --> Usuário final utilizando um "app" já desenvolvido.

    PaaS = Plataforma --> ambiente para trabalho dos desenvolvedores de aplicativos.

  • Iaas= infraestrutura> hardware

    Paas= plataforma> desenvolvimento

    Saas= software> acesso a

  • O primeiro tipo de computação em nuvem é a , usada para acesso à recursos de computação e armazenamento baseados na Internet. Sendo a categoria mais básica entre os tipos de computação em nuvem, a IaaS permite que você alugue uma infraestrutura de TI (servidores e máquinas virtuais, armazenamento, redes e sistemas operacionais) de um provedor de nuvem em uma base paga conforme o uso.

    O segundo tipo de computação em nuvem é a , que dá aos desenvolvedores as ferramentas necessárias para criar e hospedar aplicativos Web. A PaaS foi desenvolvida para proporcionar aos usuários o acesso aos componentes necessários para desenvolver e operar rapidamente aplicativos Web ou móveis na Internet, sem se preocupar com a configuração ou gerenciamento da infraestrutura subjacente dos servidores, armazenamento, redes e bancos de dados.

    O terceiro tipo de computação em nuvem é o , usado para aplicativos baseados na Web. O SaaS é um método de entrega de aplicativos de software na Internet, no qual os provedores de nuvem hospedam e gerenciam os aplicativos de software, fazendo com que seja simples ter o mesmo aplicativo em todos seus dispositivos de uma só vez por meio da nuvem.

  • ARMASENAÇÃO EM NUVEM

    A "cloud computing", ou computação nas nuvens, consiste no armazenamento (cloud storage), serviços (SaaS), plataformas (PaaS) e hardware (infraestrutura, IaaS) na Internet, dispensando a instalação e configuração de aplicativos locais, bastando na maioria dos casos, apenas um navegador HTML.

    Ou seja, não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador ou em um servidor próximo dada a disponibilidade desse conteúdo na Internet.

    SAAS - Software

    PASS Plataforma

    IAAS - Infra-estrutura

    CAMPING - IAAS = O ambiente é disponibilizado e você monta a estrutura, auto nível de autonomia.

    CASA - PAAS = A estrutura esta montada, mas você fica responsável pela aplicação.

    HOTEL - SAAS = Esta tudo disponível pra você basta utilizar.

     

    Tipos de Nuvem

    Pública - Pode ser acessada por qualquer um, infra-estrutura compartilhada (ex: dropbox; google drive)

    Privada - Restrita a um público determinado, empresa.

    Comunitária - Grupo de empresas que possuem características em comum.

    Híbrida - Combinação de dois tipos de nuvem, normalmente, a nuvem híbrida é uma combinação de uma nuvem privada com uma pública.

     

    Vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem

    Vantagens:

    O acesso de qualquer lugar e a qualquer hora;

    O uso de softwares sem instalação e sem aquisição prévia;

    Independência de plataforma;

    Atualização automática dos softwares;

    Facilidade de compartilhamento de dados e informações coorporativas;

    Diminuição de custos com licenciamentos e infra-estrutura.

    Desvantagens:

    Disponibilidade da rede de computadores: nos casos em que a rede em questão não estiver em operação ou não puder ser acessada, os dados podem não ser facilmente acessíveis.

    Privacidade dos dados: comumente, empresas que fornecem serviços de armazenamento na nuvem possuem políticas rígidas de manipulação e acesso aos dados. Porém, nunca há garantia que eles não acessem e leiam os seus dados. Desta forma, em geral, recomenda-se que dados sensíveis não sejam armazenados na nuvem.

  • Plataforma>Desenvolvimento

    Plataforma>Desenvolvimento

    Plataforma>Desenvolvimento