SóProvas


ID
5429056
Banca
SELECON
Órgão
Câmara de Cuiabá - MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Período Regencial (1831-1840) foi uma das fases mais ricas e singulares em termos de organização, discussão e participação políticas da história do Brasil e também a mais agitada e conturbada da história, envolvendo várias revoltas sociais. Na Província de Mato Grosso, essa fase também foi marcada por tensões. Em 1834, os liberais mato-grossenses organizaram um enorme levante na cidade de Cuiabá e em outras localidades da fronteira do Império brasileiro. Nessa rebelião, pretendiam retirar os portugueses do poder político e econômico.

Essa revolta ficou conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Gabarito: B.

  • Gabarito : B. Rusga _ Revolta nativista que transformou a pacata comunidade cuiabana em feras a procura de portugues, a quem chamavam de bicudos. Em 30 de maio de 1834 eclodiu a rusga, em Cuiabá a " sociedade dos zelosos da independência" organizou a baderna, visando a invasão das casas e comércios de portugueses.
  • Revolta dos males BA 1835 ----------------------- Revolta da Rusga MT 1834 ----------------------- Revolta da Balaiada MA 1838 - 1841 ----------------------- Revolta da Cabanagem BA 1835 - 1840
  • Rusga. Cuiabano bicho brabo... Tinha a ordem de tirar a orelha dos portugueses mortos.

  • Os líderes do movimento Rusga:

    Pascoal Domingues de Miranda (Juiz de Direito de Cuiabá);

    Brás Pereira Mendes (Prof. de Filosofia e Lógica);

    José Jacinto de Carvalho (Promotor Público);

    Bento Franco de Camargo (Vereador da Câmara de Cuiabá e Secretário da Sociedade dos Zelosos da Independência);

    Caetano Xavier da Silva Pereira (também Vereador e Major da GUarda Nacional).

  • Em 1834, durante o Período Regencial (período entre os governos de Dom Pedro I e Dom Pedro II) as disputas na província culminaram em um violento confronto, a Rusga.

    Resposta: B

  • MATA OS BICUDOS

    A rusga não foi uma revolta de caráter popular, foi uma movimentação protagonizada pelas elites na luta pelo controle do poder politico local. 

    Os rusguentos não tinham como objetivo acabar com a escravidão ( que atingia grande parte das províncias). De carácter nativista combinado com o nacionalismo extremado, o grito "mata o bicudo" revela o antilusitanismo dos rusguentos , que pretendiam destituir do poder os antigos dominadores portugueses.

  • Nosso amigo ANDRÉ FERREIRA está equivocado sobre a Revolta da Cabanagem.

    Cabanagem, Cabanada ou Guerra dos Cabanos foi uma revolta ocorrida entre 1835 a 1840 na antiga província do Grão-Pará (atualmente Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia). Esse movimento teve como causa a extrema pobreza pela qual a região passava e o abandono político após a Independência do Brasil.

  • RUSGA

    Em 30 de maio de 1834 eclodiu a rusga, em Cuiabá a " sociedade dos zelosos da independência" organizou a baderna, visando a invasão das casas e comércios de portugueses.

    A rusga foi um conflito político que envolveu as facções dos Liberais e dos Caramurus, usando o povo para que realizasse motins e rebeliões.

    “Rusga” se caracterizou como [movimento de luta dos brasileiros contra os portugueses na região.]

    Seguimos

    PMMT 2022