-
CPC 12
" 21. Os elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo em suas datas originais."
-
Quando ajustar?
- Ativos de longo prazo - Deve ser ajustado.
- Ativos de curto prazo - Somente quando houver efeito relevante.
- Passivos de longo prazo - Deve ser ajustado.
- Passivos de curto prazo - Somente quando houver efeito relevante.
Base: CPC 12 - Ajuste a Valor Presente - item 21:
21. Os elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo em suas datas originais"
-
Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!
-
Trata-se do Ajuste a Valor Presente conforme o CPC 12.
✖ Dica I:
➤ Elementos→Ativo e Passivo: Se [...]:
➥ Circulante→Efeito Relevante?:
✓ Sim→Ajustados a valor presente;
✓ Não→Não é ajustado;
➥ Não Circulante→Ajustados a valor presente.
As vendas e as compras, quando feitas a prazo, inserem no valor da operação, juros e encargos financeiros referentes à remuneração de um capital no futuro.
Conforme o o item 5, "o Pronunciamento determina-se que a mensuração contábil a valor presente seja aplicada no reconhecimento inicial de ativos e passivos".
✖ Dica II:
Conforme o FIPECAFI, os itens monetários são compostos pelas contas de disponibilidades e de direitos e obrigações a serem liquidados com disponibilidades. Podem ser subdivididos em:
➥ Monetários:
✓ Puros: não contém ajuste/reavaliação→Caixa.
✓ Prefixados: expectativa de inflação inserida→Contas a receber - vendas a prazo.
✓ Indexados: sujeitos à atualização pós-fixada→Empréstimos em TR/dólar.
➥ Não monetários→todos os demais→Estoques e imobilizado etc.
⇛ Resolução: assinale a opção que indica as afirmativas que devem ser ajustadas a valor presente.
Conforme o exposto, os itens I, II, III e IV devem ser ajustados a valor presente.
Gabarito: Letra E.
-
Questão exige do candidato conhecimento do CPC 12 - Ajuste a Valor Presente.
De acordo com o item 21 do CPC 12, temos:
"Os elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo em suas datas originais."
Concluímos que os itens de longo prazo devem ser ajustados a valor presente, e os de curto prazo somente quando houver efeito relevante. Desta forma, todos os itens da questão estão corretos.
Gabarito do Professor: Letra E.
-
Segundo o item 21 do Pronunciamento Técnico CPC 12 – Ajuste a Valor Presente, os elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo em suas datas originais.
Com isso, correta a alternativa E.
-
A regra é clara:
ANC/PNC - > Sempre ajustados a valor presente;
AC/PC -> Somente se houver efeito relevante.