SóProvas


ID
5429719
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-ES
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Dois tipos de informações financeiras podem ser produzidos por governos: as Estatísticas de Finanças Públicas do Setor Governo Geral (EFP) e as Demonstrações Contábeis de Propósito Geral (DC).
Assinale a opção que indica uma diferença entre os dois tipos de informações.

Alternativas
Comentários
  • Dois tipos de informações financeiras podem ser produzidos por governos: as Estatísticas de Finanças Públicas do Setor Governo Geral (EFP) e as Demonstrações Contábeis de Propósito Geral (DC). Assinale a opção que indica uma diferença entre os dois tipos de informações.

    Gabarito: D) As EFP têm, entre seus objetivos, a definição da política fiscal e a avaliação de seus impactos, enquanto as DC fornecem informações para prestação de contas e tomada de decisão.

    -----

    Estatísticas de finanças públicas (EFP) é um conjunto de conceitos e princípios desenvolvidos pelo FMI com o objetivo de proporcionar um arcabouço conceitual que facilite análise da política fiscal e possibilite quantificar as ações do governo. Distintamente de demonstrações financeiras com base na contabilidade, as EFP são uma representação econômica da atividade financeira do governo.

    • EFP: enfoque na análise macroeconômica e tomada de decisões (amplo) - viés político

    • DC: prestação de contas, responsabilização (accountability) e tomada de decisões ao nível da entidade.

  • Fonte: NBC TSP Estrutura Conceitual - Item: 20

    Bons estudos.

  • A) ERRADO.

    Os relatórios de EFP sao abrangentes e alimentados pelas informações contábeis do setor público, dados do IBGE, Bacen. Nao têm periodicidade definida, enquanto as DCPG compõem o conjunto de demonstrações contábeis do setor público e o RCPG, com periodicidade anual.

    NBC TSP 11 - item 66

    Mcasp, 8ª ed., págs. 402 e 403.

    B) C) e E) ERRADO.

    22. "As demonstrações contábeis e os relatórios de EFP têm muito em comum. Ambas as estruturas de relatórios estão voltadas para (a) informação contábil, baseada no regime de competência, (b) ativos, passivos, receitas e despesas governamentais e (c) informações abrangentes sobre os fluxos de caixa. Há uma considerável sobreposição entre as duas estruturas de relatórios que sustentam essas informações."

    (NBC TSP - Itens 22)

    D) CERTO

    EFP:

    • Tomada de decisão política - orientação de políticas públicas)
    • Análise Macroeconômica:
    • (a) analisar opções de política fiscal, definir essas políticas e avaliar os seus impactos;
    • (b) determinar o impacto sobre a economia; e
    • (c) comparar os resultados fiscais nacional e internacionalmente.

    DCPG:

    • Tomada de decisão (administrativas - nível da entidade)
    • Prestaçao de contas
    • Accountability

    (NBC TSP - Itens 20 a 24)

  • Essa questão versa sobre NBC TSP.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Essa alternativa está errada, pois segundo a NBC TSP 11, item 66:

    "As demonstrações contábeis devem ser apresentadas pelo menos anualmente (inclusive informação comparativa)."

    Igualmente, é possível aduzir essa informação da leitura do MCASP, Parte V. Enquanto isso, a NBC TSP - Estrutura Conceitual não traz periodicidade para as EFP.

    B)C) e E) Essas alternativas estão erradas, pois, segundo a NBC TSP - Estrutura Conceitual, item 22:

    "As demonstrações contábeis e os relatórios de EFP têm muito em comum. Ambas as estruturas de relatórios estão voltadas para (a) informação contábil, baseada no regime de competência, (b) ativos, passivos, receitas e despesas governamentais e (c) informações abrangentes sobre os fluxos de caixa. Há uma considerável sobreposição entre as duas estruturas de relatórios que sustentam essas informações."

    D) Essa alternativa está certa, pois, segundo a NBC TSP - Estrutura Conceitual, item 22:

    "No entanto, as NBCs TSP e as diretrizes para relatórios de EFP têm objetivos diferentes. O objetivo das demonstrações contábeis das entidades do setor público é o fornecimento de informações úteis sobre a entidade que reporta a informação, voltadas para os usuários dos RCPGs para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e para a tomada de decisão. Os relatórios de EFP são utilizados, principalmente, para: (a) analisar opções de política fiscal, definir essas políticas e avaliar os seus impactos; (b) determinar o impacto sobre a economia; e (c) comparar os resultados fiscais nacional e internacionalmente. O foco é sobre a avaliação do impacto do SGG e do setor público em geral sobre a economia, no âmbito da estrutura conceitual das estatísticas macroeconômicas."


    Gabarito do Professor: Letra D.