SóProvas


ID
5429731
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-ES
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em uma auditoria de grupo econômico, foi constatado que as demonstrações contábeis consolidadas apresentavam distorções, devido à não consolidação de uma controlada. A distorção foi considerada relevante e generalizada, de modo que não foi praticável determinar seus efeitos. Ainda, o auditor concluiu que não havia incerteza em relação à capacidade de continuidade operacional da entidade e determinou que não havia outros assuntos de auditoria a serem comunicados no relatório.
Assinale a opção que indica o relatório emitido pelo auditor independente.

Alternativas
Comentários
  • NBTC 705

    O auditor deve expressar uma “Opinião adversa” quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são RELEVANTES E GENERALIZADAS para as demonstrações contábeis.

  • Palavras que merecem atenção:

    distorções, individualmente ou em conjunto, são RELEVANTES e GENERALIZADAS...

    Gabarito: c) Opinião adversa.

    1) Obtenção de evidência apropriada e suficiente?

    2) Distorção Relevante?

    3) Distorção Generalizada ?

    Opinião:

    1) SIM 2) SIM 3) NÃO COM RESSALVA OU QUALIFICADA

    1) NÃO 2) SIM 3) NÃO COM RESSALVA OU QUALIFICADA

    1) SIM 2) SIM 3) SIM ADVERSA

    1) NÃO 2) SIM 3) SIM ABSTENÇÃO DE OPINIÃO

    1) SIM 2) NÃO 3) NÃO NÃO MODIFICADA

    Obs.: O QC não aceita colar tabelas, por isso fiz desse modo.

  • Gabarito C para não.assinantes.

  • Independentemente de se tratar de grupo econômico ou demonstrações consolidadas ou qualquer outra situação que o examinador queira “florear”, pelo simples fato de haver distorção relevante e generalizada, já exige a opinião adversa.

    A regra geral é: distorção relevante e generalizada cabe opinião adversa; distorção relevante e não-generalizada cabe à opinião com ressalva.

    Resposta: C

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 705 – Modificações na opinião do auditor independente, do Conselho Federal de Contabilidade.

    Vejamos as alternativas:

    A) Opinião sem ressalva.

    Errada. Um relatório sem ressalvas significa que os objetivos gerais de auditoria foram atingidos em conformidade com as NBCs TA e demais normativos de auditoria.

    B) Opinião com ressalva.

    Errada. Utilizada quando as demonstrações contábeis apresentam distorções relevantes, mas não generalizadas ou na impossibilidade de obter evidência de auditoria apropriada e suficiente.

    C) Opinião adversa.

    Certa. De acordo com a norma, o auditor deve expressar uma opinião adversa quando, “tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis". (grifo nosso.)

    D) Abstenção de opinião.

    Errada. Utilizada na impossibilidade de obter evidência de auditoria apropriada e suficiente.

    E) Opinião não qualificada.

    Errada. A opinião não qualificada não garante que as demonstrações contábeis seguem os aspectos relevantes de acordo com as NBCs TA e demais normativos de auditoria.


    Gabarito do Professor: Letra C.