SóProvas


ID
5429968
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As ações dos assistentes sociais na política de saúde devem se pautar em três processos básicos, que estão articulados dialeticamente, sendo os processos político-organizativos, processos de planejamento e gestão e processos socioassistenciais. Tendo tais processos em vista será possível desenvolver ações socioassistenciais, ações de articulação interdisciplinar e as ações socioeducativas par atender as demandas dos usuários dessa política.


Considerando o exposto acima, aprecie as assertivas:


I.O assistente social na saúde precisa ter clareza de suas atribuições e competências para estabelecer prioridades de ações e estratégias, a partir de demandas apresentadas pelos usuários, de dados epidemiológicos e da disponibilidade da equipe de saúde para ações conjuntas.

II.O assistente social, ao participar de trabalho em equipe na saúde, dispõe de ângulos particulares de observação na interpretação das condições de saúde do usuário e uma competência também distinta para o encaminhamento das ações diferenciando-se dos demais que atuam na saúde.

III.A avaliação socioeconômica dos usuários objetiva instrumentalizar os serviços para especificar quem está em situação de vulnerabilidade financeira, e que precisa dos serviços públicos gratuitos, e quem pode buscar os serviços da rede privada de atendimento.

IV. O profissional de Serviço Social deve se utilizar no exercício de suas funções de terapias individuais, de grupo, de família ou comunitárias.

V. Emitir manifestação técnica em matéria de serviço social, em pareceres individuais ou conjuntos, observando o disposto na Resolução CFESS nº 557/2009.


Assinala a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Como assim Parecer Conjunto? Existe o Parecer do Assistente Social e existe o Parecer do outro profissional. Para mim essa questão está passível de anulação.

    Fere a Resolução 557/2009 do CEFESS que, entre seus considerandos, afirma que as competências e atribuições privativas do assistente social impedem que outro profissional subscreva seu entendimento técnico em matéria de Serviço Social, mesmo considerando a atuação destes em equipe multiprofissional.

  • Analisando as alternativas, temos:

    I. Correta. O assistente social na saúde precisa ter clareza de suas atribuições e competências para estabelecer prioridades de ações e estratégias, a partir de demandas apresentadas pelos usuários, de dados epidemiológicos e da disponibilidade da equipe de saúde para ações conjuntas. Em conformidade com os parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na política de Saúde (2010).

    II. Correta. O assistente social, ao participar de trabalho em equipe na saúde, dispõe de ângulos particulares de observação na interpretação das condições de saúde do usuário e uma competência também distinta para o encaminhamento das ações diferenciando-se dos demais que atuam na saúde. Em conformidade com os parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na política de Saúde (2010).

    III. Incorreta. A avaliação socioeconômica dos usuários objetiva instrumentalizar os serviços para especificar quem está em situação de vulnerabilidade financeira, e que precisa dos serviços públicos gratuitos, e quem pode buscar os serviços da rede privada de atendimento. A Conforme os parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na política de Saúde (2010, p. 43), “a avaliação socioeconômica dos usuários tem por objetivo ser um meio que possibilite a mobilização dos mesmos para a garantia de direitos e não um instrumento que impeça o acesso aos serviços, ou seja, deve-se buscar evitar que a avaliação socioeconômica funcione como critério de elegibilidade e/ou seletividade estrutural [...]”

    IV. Incorreta.  O profissional de Serviço Social deve se utilizar no exercício de suas funções de terapias individuais, de grupo, de família ou comunitárias. Ainda conforme os parâmetros (2010, p. 44), “não cabe ao profissional de Serviço Social se utilizar no exercício de suas funções de terapias individuais, de grupo, de família ou comunitárias, mas sim potencializar a orientação social com vistas à ampliação do acesso dos indivíduos e da coletividade aos direitos sociais”.

    V. Correta.  Emitir manifestação técnica em matéria de serviço social, em pareceres individuais ou conjuntos, observando o disposto na Resolução CFESS nº 557/2009.

    Ao analisar as alternativas, temos:

    C – Correta.

    A, B e D – Incorretas.

    Gabarito: C

    Referência:

    CFESS. Parâmetros para atuação de assistentes sociais na Política de Saúde. Brasília, 2010.