-
GAB: C
"A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva." (Pág. 18, MRPR)
Fiquem na paz!
-
a) a escolha de expressão ou palavra que não confira duplo sentido ao texto.
Incorreto. É a precisão;
b) a correta pontuação.
Incorreto. Servir-se corretamente da pontuação favorece a clareza do texto, além de, por óbvio, obedecer à norma-padrão;
c) a transmissão do máximo de informações com o mínimo de palavras.
Correto. Eis o gabarito;
d) a uniformidade do tempo verbal em todo o texto oficial.
Incorreto. A uniformidade verbal favorece a clareza textual.
Letra C
-
GABARITO: C
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.