SóProvas


ID
5430418
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto às diferenças entre Grupo e Equipe.

Alternativas
Comentários
  • O que mais diferencia uma equipe de um grupo é o sonho dos indivíduos. Se cada um tiver um sonho diferente, e for cada um por si, então teremos um grupo. Se existir um sonho em comum, e todos trabalharem evoluindo em conjunto e se esforçando para alcançar esse sonho, então teremos uma equipe.

    Fonte:

    https://administradores.com.br/artigos/a-diferenca-entre-um-grupo-e-uma-equipe

  • Gab. C

    GRUPO

    > Troca informações;

    > Não tem sinergia;

    > Responsabilidade individual;

    > habilidades randômicas e variadas;

    > Relacionamento informal e variado.

    x

    EQUIPE

    > Desempenho coletivo;

    >Sinergia positiva;

    > Responsabilidade coletiva;

    > Habilidades complementares;

    > Coeso e firme.

    Comentários QC'

  • GAB C

    GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO

    • No grupo, todos podem trabalhar com o mesmo objetivo e têm papéis previamente definidos, mas a comunicação pode ser prejudicada, pois não existe compromisso de clareza e alinhamento de ideias, o que pode inviabilizar o alcance de resultados esperados. No grupo não há cooperação e os líderes ficam distantes dos demais membros.
    • Na equipe, por ouro lado, existe transparência, colaboração e o ambiente contribui para o alcance do resultado. Trata-se de um time que assume riscos para alcançar o resultado almejado.
    • O grupo se transforma em equipe quando apresenta, além de um objetivo em comum, as atividades desempenhadas pelos membros da equipe devem ser complementares e deve haver relações de interação e interdependência dinâmicas e complexas. Além disso, é fundamental que as competências individuais sejam relacionadas nas atividades desempenhadas.

    As principais diferenças entre grupo E equipe de trabalho são:

    GRUPOS:

    1. Objetivo é trocar informações;
    2. Não tem sinergia;
    3. Responsabilidade é individual;
    4. Habilidades randômicas e variadas;
    5. Relacionamento é informal e solto.

    EQUIPES:

    1. Objetivo é o desempenho coletivo;
    2. Sinergia positiva;
    3. Responsabilidade coletiva;
    4. Habilidades complementares;
    5. Relacionamento é coeso e firme.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as características dos grupos e das equipes, de modo a identificarmos as suas diferenças. Neste caso, marquemos a alternativa que contempla suas principais diferenças.

    As principais diferenças entre os grupos e as equipes de trabalho, segundo Chiavenato (2021, p.214, 215), são:

    As principais diferenças entre grupos de trabalho e

    equipes são:3

    • O grupo de trabalho tem um forte e único líder, enquanto a equipe tem papéis compartilhados de liderança.

    • O grupo de trabalho tem uma responsabilidade individualizada, enquanto a equipe tem uma responsabilidade individual e mútua.

    • O propósito do grupo de trabalho é o mesmo da organização, enquanto a equipe tem um propósito específico.

    • O grupo de trabalho tem produtos de trabalho individualizados, enquanto a equipe tem produtos de trabalho coletivos.

    • O grupo de trabalho utiliza reuniões eficientes, enquanto a equipe encoraja reuniões abertas e constantes e direcionadas para a solução de problemas.

    • O grupo de trabalho mede a eficácia de maneira indireta - como desempenho financeiro dos negócios globais -, enquanto a equipe mede desempenho de maneira direta pela avaliação dos produtos de trabalho coletivos.

    • O grupo de trabalho discute, decide e delega, enquanto a equipe discute, decide e faz o trabalho real.

    • As equipes envolvem relacionamentos, ou seja, conexões humanas nas quais o todo emerge como maior do que soma de suas partes. O principal segredo da equipe é que sua característica coletiva provoca um efeito sinergístico (o todo é maior do que a soma de suas partes) que não se encontra no grupo. O grupo soma, enquanto a equipe multiplica resultados.

    • As equipes se baseiam em relações afetivas, emocionais e conexões pessoais entre os membros. Elas envolvem diversidade e unidade, abertura e aceitação, honestidade e empatia, criticismo e acordo, confiança e assunção de riscos para criar algo maior do que possível pela junção de peças individuais em algo único. Nos grupos, o poder é geralmente distribuído hierarquicamente, e as decisões são tomadas por um pequeno círculo de indivíduos, a quem se atribui poder e responsabilidade.

    • Os grupos dependem estreitamente de seus líderes, que têm capacidade para pressionar, coagir e manipular os seus integrantes.

    As equipes não precisam coagir ou pressionar os membros e nem precisam requerer lealdade deles.

    A direção geral flui automaticamente por meio da identificação e integração da visão, dos objetivos e das estratégias. As equipes dispensam elementos como subordinação, medo ou obediência. Elas repousam sobre a interdependência, autoconfiança e retroação crítica. Elas não valorizam a uniformidade ou obediência ao líder, mas a diversidade, o diálogo e a negociação para alcançar consenso e uma direção comum. Isso não se encontra nos grupos.

    • As equipes se caracterizam pela clareza em sua coesão, pelo espírito coletivo focado na tarefa, pela afeição que os membros manifestam em seus relacionamentos e pela qualidade de sua satisfação nos processos de trabalho. Essa qualidade de atuar em conjunto é que proporciona maior poder às equipes. Elas estão gradativamente unidades fundamentais de energia organizacional estrategicamente integrada em redes, fazendo com que seus membros abandonem comportamentos competitivos, individualistas, egocêntricos e auto-orientados para usufruir a ausência de restrições sociais. Isso também não se encontra nos grupos.

    • As organizações democráticas constituem o melhor contexto para florescimento de equipes bem-sucedidas. Elas requerem um contexto de valores, ética e integridade, envolvendo redes de associação, processos colaborativos e abertos e sistemas complexos de autocorreção, além de liderança democrática e comprometida. Participar de uma equipe não significa abandonar a individualidade ou os próprios pontos de vista , mas contribuir para melhorar produtos, processos e relacionamentos. Isso também não se encontra nos grupos

    Dito isso, podemos concluir que alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.