SóProvas


ID
5431543
Banca
SELECON
Órgão
Câmara de Cuiabá - MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No balanço patrimonial, as contas que registram, processam e evidenciam os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle e que subsidiam a administração, como alterações potenciais nos elementos patrimoniais, garantias e responsabilidades, ou seja, que podem mediata ou imediatamente vir a afetar o patrimônio, são as contas denominadas:

Alternativas
Comentários
  • Contas de compensação constituem sistema próprio para controle e registro dos fatos relevantes que resultam em assunção de direitos e obrigações da entidade cujos efeitos materializar-se-ão no futuro e que possam se traduzir em modificações no patrimônio da entidade.

  • No balanço patrimonial, as contas que registram, processam e evidenciam os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle e que subsidiam a administração, como alterações potenciais nos elementos patrimoniais, garantias e responsabilidades, ou seja, que podem mediata (indiretamente) ou imediatamente vir a afetar o patrimônio, são as contas denominadas:

    Alternativa: A - compensação

    ----

    ITG 2000 (R1) – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

    29. Contas de compensação constituem sistema próprio para controle e registro dos fatos relevantes que resultam em assunção de direitos e obrigações da entidade cujos efeitos materializar-se-ão no futuro e que possam se traduzir em modificações no patrimônio da entidade. 

    30. Exceto quando de uso mandatório por ato de órgão regulador, a escrituração das contas de compensação não é obrigatória. Nos casos em que não forem utilizadas, a entidade deve assegurar-se que possui outros mecanismos que permitam acumular as informações que de outra maneira estariam controladas nas contas de compensação.

    As contas de compensação são extrapatrimoniais "...constituem sistema próprio para controle e registro dos fatos relevantes..."

    São usados para fins de controles p/ registrar por exemplo contratos de arredamento, de aluguéis, de seguros, bens dados como garantia... Depois que cessar essas operações a conta será baixadas, com lançamento inverso.

  • As contas de compensação não são contas patrimoniais. Elas são contas de uso voluntário (facultativo) que servem exclusivamente para controle interno da instituição. São caracterizadas pelos lançamentos de atos praticados pela administração pública que não afetam de imediato ao patrimônio, mas que poderiam vir a afetar ocasionalmente.  

    No corpo do enunciado da questão temos as evidências da conta de compensação:

    • contas que registram os atos de gestão.
    • os efeitos podem produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público.
    • contas com funções específicas de controle que subsidiam a administração;
    • podem mediata ou imediatamente vir a afetar o patrimônio.

  • |As contas de compensação informam coisas que possam vir a afetar o patrimônio.

  • Gabarito: A

    ITG 2000 (R1) Escrituração:

    Contas de compensação 

    29.        Contas de compensação constituem sistema próprio para controle e registro dos fatos relevantes que resultam em assunção de direitos e obrigações da entidade cujos efeitos materializar-se-ão no futuro e que possam se traduzir em modificações no patrimônio da entidade. 

    30.        Exceto quando de uso mandatório por ato de órgão regulador, a escrituração das contas de compensação não é obrigatória. Nos casos em que não forem utilizadas, a entidade deve assegurar-se que possui outros mecanismos que permitam acumular as informações que de outra maneira estariam controladas nas contas de compensação.