-
Gabarito: A.
A Teoria X e Y de McGregor trouxe a ideia de que existem "duas maneiras" de se ver as pessoas. Estas visões seriam contrárias.
- Teoria Y (positiva e moderna): baseada na confiança dos indivíduos. Indivíduo é naturalmente laborioso e produtivo. Portanto, é capaz de se autodirigir e autocontrolar.
- Teoria X (negativa e antiquada): baseada na desconfiança. Indivíduo é naturalmente preguiçoso e possui aversão ao trabalho. Portanto, precisa ser controlado e dirigido.
Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.
-
GAB: . A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Uma leitura atenta de Aspectos Humanos da Empresa revela que McGregor simplesmente argumenta que os gerentes devem ter uma visão mais positiva e aberta dos trabalhadores, e as possibilidades que isto cria.
-
GABARITO: LETRA A
As Teorias X e Y são dois conceitos antagônicos, criados pelo professor e economista americano Douglas McGregor, que norteiam as relações entre as empresas e seus trabalhadores.
Teoria X
“O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”
McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores, estudados na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.
Teoria Y
“O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.
Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.
FONTE: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/
http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-teoria-x-e-a-teoria-y-de-douglas-mcgregor/51506/
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas teorias que envolvem a motivação nas organizações. Neste caso, deverá ser marcada a alternativa que apresenta corretamente o que está envolvido na Teoria Y.
Teoria X e Y - Douglas McGregor
A teoria X encara o trabalhador de modo negativo, digamos assim, pois encara os trabalhadores como pessoas que não gostam de trabalhar; trabalham apenas pelo salário, e por essas razões são avessas à assunção de responsabilidades e desafios. Sempre que possível, farão o mínimo que se espera, e dão, logicamente, preferência atividades mais mecanizadas.
Podemos sintetizar as suas principais características, isto é, o comportamento do trabalhador X, da seguinte forma:
- É avesso ao trabalho
- É carente, desprovido de recursos, e por isso o dinheiro é sua principal fonte de motivação
- Precisa ser pressionado, coagido para poder realizar suas atividades
- Não deseja assumir responsabilidades
- Trabalha para fins de sobrevivência
Vale lembrar que as punições recaem na, principalmente, parte financeira, já que é ela que mais motiva o funcionário.
A teoria Y, radicalmente oposta à Teoria X, vê o trabalhador de uma forma positiva. Como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização e, por isso, merece um tratamento oposto aos que figuram na teoria X. Para os trabalhadores Y, as organizações têm um cuidado especial, buscando motivá-los sempre pois sem eles a organização não poderia crescer e desempenhar e alcançar seus objetivos e metas.
Suas principais marcas são:
- Trabalhar é natural , como o lazer
- Todos são imaginativos, criativos e engenhosos
- Gosta de assumir responsabilidades
- A vida moderna é mais exigente
Nota-se que são teorias que dependem, para a sua aplicação, do comportamento do indivíduo para sua correta aplicação.
Ainda, segundo McGregor (1980, p53), nas condições da vida industrial moderna, as potencialidades intelectuais do ser humano são, em média, utilizadas apenas parcialmente.
Concluímos então que:
A - correta. os trabalhadores enxergam o trabalho como algo que proporciona satisfação.
As demais alternativas apresentam marcas da Teoria X
- B - incorreta. os trabalhadores evitam assumir responsabilidades e buscam orientação formal.
- C - incorreta. os trabalhadores devem ser controlados para que alcancem as metas organizacionais.
- D - incorreta. a maioria dos trabalhadores não é ambiciosa e busca satisfazer a necessidade de segurança acima de outros fatores relacionados ao trabalho.
Sendo a alternativa "A" a correta.
GABARITO: A
Fontes:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
McGREGOR, D. O lado humano da empresa. São Paulo: Martins Fontes, 1980
-
A Teoria X, as pessoas têm aversão ao trabalho e precisam ser coagidos, controlados e ameaçados para que possam se esforçar e produzir. Além disso, o ser humano prefere ser dirigido, não gosta de assumir responsabilidades, não tem ambição e privilegia a segurança. Em vista dessas suposições, o gestor que percebe as pessoas de acordo com a Teoria X acredita que deve ser autoritário, centralizador e coercitivo. Ele desconfia que sem fiscalização constante, os subordinados não realizarão suas atividades.
Na Teoria Y, percebe-se o indivíduo de maneira positiva, ou seja, como uma pessoa disposta a assumir responsabilidades e a se autocontrolar. Segundo a Teoria Y, as pessoas gostam de se desenvolver, sendo dever da administração criar condições orgânicas e métodos para que as pessoas possam atingir objetivos pessoais e objetivos organizacionais. Diante dessa perspectiva positiva, gestores que percebem as pessoas de acordo com a Teoria Y acreditam que devem adotar um estilo democrática e descentralizador.
Em suma:
Teoria X: Visão negativa do ser humano.
Teoria Y: Visão positiva do ser humano.
Fonte: Aulas do Prof. Marcelo Soares.
Gab. A
-
Gabarito A
*A teoria de McGregor é, na verdade, um conjunto de dois extremos opostos de suposições. Estes conjuntos foram denominados X e Y. Por esse motivo, também é conhecida pelo nome de Teoria X e Teoria Y.
Teoria X – Concepção negativa da natureza humana.
• O homem médio não gosta do trabalho e o evita.
• Ele precisa ser forçado, controlado e dirigido.
• O homem prefere ser dirigido e tem pouca ambição.
• Ele busca apenas a segurança.
Teoria Y – Concepção positiva da natureza humana.
• O dispêndio de esforço no trabalho é algo natural.
• O controle externo e a ameaça não são meios adequados de se obter trabalho.
• O homem exercerá autocontrole e autodireção, se as necessidades próprias forem satisfeitas.
• A pessoa média busca a responsabilidade.
• O empregado exercerá e usará sua engenhosidade, quando lhe permitirem autodireção e autocontrole.
Pessoas motivadas.
-
Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva são ELIMIDADOS na redação.
Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.
https://go.hotmart.com/S54949702E
-
GAB A
A TEORIA X E Y FOI IDENTIFICADA POR DOUGLAS MCGREGO.
- TEORIA X==> EXPLORA O TRABALHADOR: A teoria "X" vê o trabalhador como alguém preguiçoso que não gosta do trabalho, não quer assumir responsabilidades, só trabalha por causa do salário pago. Essa abordagem teórica acaba explorando o trabalhador, é como se ele fosse uma máquina. Acredita que o salário é forma de motivar, mas também é usado para punir quando faz determinadas deduções salariais.
- TEORIA Y==> VALORIZA O TRABALHADOR: A teoria "Y" tem uma visão positiva do capital humano das organizações, os vê como pessoas que gostam do trabalho e do desafio que ele proporciona. Merecem ser bem cuidadas e devem ser motivadas continuamente para que por meio do seu trabalho a organização continue a se desenvolver.
RESUMINDO:
- eXplora os trabalhadores
- valorYza os trabalhadores
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
Resumindo: Teoria X (vagabundagem), Teoria Y (valorização do trabalho).