SóProvas


ID
543214
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Margarida Kunsch, existem barreiras gerais ou comuns no processo comunicativo que prejudicam a eficácia comunicativa. Essas barreiras são de natureza

Alternativas
Comentários
  • “Barreiras são os problemas que interferem na comunicação e a dificulta. São “ruídos” que prejudicam a eficácia comunicativa” (Margarida Kunsch)

    As barreiras comunicacionais como mecânicas, semânticas, fisiológicas, psicológicas, administrativas, pessoais dificultam o processo comunicativo entre emissor- receptor.
     De maneira resumida, quando o emissor não consegue codificar a informação, transformando-a em uma concepção signo-linguistico, conseqüentemente o receptor ao receber a mensagem não saberá codificar da maneira esperada, ou seja, a comunicação não foi bem estruturada e não foi eficaz.
  • Letra D
    Barreiras mecânicas ou físicas: Está relacionada com aparelhos de transmissão, ambiente, como os barulhos e equipamentos inadequados que podem estar impedindo que a comunicação ocorra corretamente.

    Barreiras fisiológicas: Dizem respeito aos problemas genéticos, como a surdez e a gagueira.

    Barreiras semânticas: São aquelas que decorrem do uso inadequado de uma linguagem não comum, isto é, não fazem parte de um repertorio num determinado ambiente comunicacional.

    Barreiras psicológicas: São os preconceitos e estereótipos que acabam prejudicando a comunicação. Estão relacionadas com as atitudes, crenças, valores e a cultura das pessoas.

    Leia mais sobre as Barreiras na Comunicação aqui.
  • Livro: Planejamento de Relações Publicas na Comunicação integrada, pg. 74