SóProvas


ID
5432395
Banca
ECONRIO
Órgão
UNIFESO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Nós sempre recusamos a ideia de que a classe trabalhadora está desaparecendo. Há um processo muito profundo de mutações, claro, desaparecimento de vários ramos e setores. Mas há, simultaneamente, uma expansão trágica de um mosaico de trabalhos: os intermitentes, os flexíveis, os temporários, os informais, que hoje se expandem nos serviços.
economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras. Acesso em 14/09/2019.

No trecho da entrevista concedida pelo sociólogo Ricardo Antunes, as diferentes modalidades de trabalho contemporâneo mencionadas têm como característica comum a:

Alternativas
Comentários
  • À medida que o emprego formal é deixado de lado, a legislação trabalhista não se torna aplicável em algumas diretrizes. Os que trabalham por conta própria, que constituem o setor terciário, tornam-se alvos da sorte do mercado e do momento. O maior exemplo disso é a conjuntura atual da pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, destaca-se uma crescente na redução de direitos cabíveis aos que se dispõem ao trabalho árduo, embora desprezados por tantos olhares que preferem condenar a auxiliar. Não fossem os vendedores ambulantes, carrinhos de pipoca, milho cozido, churrasquinhos de esquina e cachorros-quentes, o Brasil, certamente, vivenciaria uma crise mais aguda.

    B

    EsPCEx 2022

  • O uso do termo "desemprego residual", é utilizado para designar a parcela de pessoas que “não querem” trabalhar e que são consideradas inativas ao fim de algum tempo e, portanto, são excluídas da lista de desempregados. O que não é caso das pessoas que procuram por trabalhos intermitentes, flexíveis, temporários ou informais, como expresso no enunciado da questão.