SóProvas


ID
543451
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O fenômeno que atribui aos meios de comunicação prerrogativa de construção e de imposição da opinião que se deve ter sobre os fatos, ou seja, que os meios não se limitam a impor os temas sobre os quais se devam falar, mas também impõem o que falar sobre esses temas, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Acho realmente q essa questão está errada. A alternativa correta é a letra A. 
  • Também fui na "A", questão deveria ter sido anulada.

  • Quatro pressupostos para a hipotese da espiral do silêncio:

    1. Sociedade ameaça os indivíduos desviados com o isolamento; 

    2. Os indivíduos experimentam um contínuo medo ao isolamento; 

    3. Este medo ao isolamento faz com que os indivíduos tentem avaliar 

    continuamente o clima de opinião; 

    4. Os resultados dessa avaliação influem no comportamento em 

    público, especialmente na expressão pública ou no ocultamento 

    das opiniões. 


  • Pegadinha: agenda setting fala que a mídia influência os temas a serem pensados e NÃO de que forma esses temas serão pensados. 

  • Essa é muito fácil de confundir com agenda-settings, o porém é que na espiral do silêncio a pessoa pode ter uma opinião diferente da dominante e por questões como pertencimento, por exemplo, esconde a real posição e segue o discurso dominante, digamos assim... e tenho percebido que as bancas gostam de cobrar os dois juntos. Lembre-se a agenda setting impõe no que pensar, e não o quê... Já a espiral tem o ponto que mencionei acima.

    Bons estudos

  • Espero que tenha sido anulada. Questão que indica o espiral do silêncio em alguns aspectos, mas essa conclusão categórica extrapola a teoria.

  • Também acho. Em absolutamente nada diz resposta espiral do silêncio
  • O conceito, desenvolvido nos anos 1970 por um grupo de pesquisadores liderados pela alemã Elizabeth Noelle-Neumann, utiliza conceitos da psicologia social e estudos sobre opinião pública para mostrar como uma opinião divulgada pelos meios de comunicação tende a se tornar pública. A ideia da Espiral do Silêncio mostra que uma opinião, uma vez disseminada pela mídia, tende a ser progressivamente aceita como pública.
    (...)
    A percepção de uma opinião como dominante não significa, em absoluto, que esa opinião seja a dominante. No entanto, na medida em que é percebida como tal, os indivíduos tendem a agir guiados por essa percepção mais do que por qualquer outra coisa. Assim, uma opinião percebida como dominante tem chantes de se tornar dominante. 
    (...)
    A regra da maioria progressivamente inibe a manifestação de qualquer pensamento contrário. E isso leva ao conceito de "silêncio".
    Noelle-Neumann parte do princípio de que os seres humanos têm medo do isolamento social. O isolamento é um comportamento a se evitar e, para isso, torna-se necessário compartilhar algm tipo de elemento comum com outras pessoas.

     

    Luís Mauro Sá Martino, Teoria da Comunicação, p. 212/213

  • A Q181148 remete essa relação, o que pode levar a erros.

    A teoria do Espiral do Silêncio tem uma forte relação Agenda Setting, porisso, a confusão entre os conceitos. Contudo, para Noelle-Newmann, a influência da mídia não se limitava apenas a determinar os temas a se pensar e opinar (como afirmava a hipótese da Agenda Setting), mas também impunha o que pensar pensar e dizer sobre esses temas.