SóProvas


ID
5434747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos critérios de avaliação das contas, julgue o item que se segue.


Embora terrenos e edificações sejam ativos contabilizados separadamente, ainda que tenham sido adquiridos em conjunto, caso o terreno sofra acréscimo de valor, a edificação que nele estiver construída também sofrerá acréscimo em seu valor contábil.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    CPC 27 - Ativo Imobilizado

    58. Terrenos e edifícios são ativos separáveis e são contabilizados separadamente, mesmo quando sejam adquiridos conjuntamente. Com algumas exceções, como as pedreiras e os locais usados como aterro, os terrenos têm vida útil ilimitada e, portanto, não são depreciados. Os edifícios têm vida útil limitada e, por isso, são ativos depreciáveis. O aumento de valor de um terreno no qual um edifício esteja construído não afeta o valor contábil do edifício.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito: ERRADO

    Nada a ver. Questão sem pé nem cabeça

    • CPC 27

    Terrenos e edifícios são ativos separáveis e são contabilizados separadamente, mesmo quando sejam adquiridos conjuntamente, ou seja, o acréscimo no valor justo de um terreno não implicará em ajuste a valor justo.

    Exceção: Propriedades para investimentos, que podem ser avaliadas ao valor justo

    De qualquer forma, mesmo no caso de propriedades para investimentos a questão tá ERRADA, pois a valorização no valor justo de terrenos não implica na valorização de suas edificações.

  • Assertiva sem qualquer sentido, pois o procedimento de reavaliação de ativos foi proibido pela Lei n°11.638/2007.

    Além disso, o CPC 27 menciona que terrenos e edifícios são ativos separáveis e são contabilizados separadamente, mesmo quando sejam adquiridos conjuntamente.

    Sendo assim, o acréscimo no valor justo de um terreno não implicará em ajuste a valor justo (com exceção de propriedades para investimentos, que podem ser avaliadas ao valor justo).

    De qualquer forma, mesmo no caso de propriedades para investimentos a assertiva está incorreta, pois a valorização no valor justo de terrenos não implica na valorização de suas edificações.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C