-
Gab. C
CPC 04 (R1) ATIVO INTANGÍVEL
16. A entidade pode ter uma carteira de clientes ou participação de mercado e esperar que, em virtude dos seus esforços para criar relacionamentos e fidelizar clientes, estes continuarão a negociar com a entidade.
No entanto, a ausência de direitos legais de proteção ou de outro tipo de controle sobre as relações com os clientes ou a sua fidelidade faz com que a entidade normalmente não tenha controle suficiente sobre os benefícios econômicos previstos, gerados do relacionamento com os clientes e de sua fidelidade, para considerar que tais itens (por exemplo, carteira de clientes, participação de mercado, relacionamento e fidelidade dos clientes) se enquadrem na definição de ativo intangível.
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
-
Gabarito: CERTO
CPC 04: Marcas, títulos de publicações, listas de clientes e outros itens similares, gerados internamente, não devem ser reconhecidos como ativos intangíveis.
Mas pq?
- Não é possível mensurar o seu custo com confiabilidade separando o do custos gerais no negócio.
-
Segundo o item 16 do Pronunciamento Técnico CPC 04 a entidade pode ter uma carteira de clientes ou participação de mercado e esperar que, em virtude dos seus esforços para criar relacionamentos e fidelizar clientes, estes continuarão a negociar com a entidade. No entanto, a ausência de direitos legais de proteção ou de outro tipo de controle sobre as relações com os clientes ou a sua fidelidade faz com que a entidade normalmente não tenha controle suficiente sobre os benefícios econômicos previstos, gerados do relacionamento com os clientes e de sua fidelidade, para considerar que tais itens (por exemplo, carteira de clientes, participação de mercado, relacionamento e fidelidade dos clientes) se enquadrem na definição de ativo intangível.
O item 63 do CPC 04, por sua vez, menciona que marcas, títulos de publicações, listas de clientes e outros itens similares, gerados internamente, não devem ser reconhecidos como ativos intangíveis.
Com isso, correta a assertiva.
-
GABARITO: CORRETO
Carteira de clientes geralmente é entendida como goodwill (ágio por rentabilidade futura), e goodwill gerado internamente não deve ser reconhecido
-
Olá, colegas concurseiros!
Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:
Link: https://go.hotmart.com/S49055693C
-
Uma carteira de clientes pode ser contabilizada como ativo intangível? Em regra, a empresa não tem controle sobre essa carteira, não podemos dizer ao certo os benefícios econômicos futuros que trarão para a entidade. Porém, como o CPC narra, se não houver direito legal de relacionamento com esses clientes, a capacidade de transacionar com esses clientes, se demonstrados por relações não contratuais, poderá fornecer evidências de que a entidade pode controlar os benefícios econômicos, podendo, sendo separável, vir a ser reconhecido como ativo intangível. Minha resposta: errado.