SóProvas


ID
5434819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca do tratamento contábil aplicável a ativo imobilizado, ativo intangível e redução a valor recuperável.

Os custos incorridos com a manutenção periódica de um item do ativo imobilizado devem ser reconhecidos no valor contábil do respectivo ativo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    • Outras questões que nos ajudam a responder:

    Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CODEVASF Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - CODEVASF - Analista em Desenvolvimento Regional - Contabilidade

    Quando incorridos, os custos com a manutenção periódica de um item do ativo imobilizado devem ser reconhecidos no resultado do exercício. Resposta: CERTO.

    Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CNJ Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário - Área Administrativa - Contabilidade

    Uma entidade não deve reconhecer os custos da manutenção periódica de um item do ativo imobilizado no valor contábil desse item. Pelo contrário, quando incorridos, esses custos são reconhecidos no resultado. Resposta: CERTO.

    —————————————————————————————————————————————————————

    CPC - 27 Ativo imobilizado

    Item 12. Segundo o princípio de reconhecimento do item 7, a entidade não reconhece no valor contábil de um item do ativo imobilizado os custos da manutenção periódica do item. Pelo contrário, esses custos são reconhecidos no resultado quando incorridos.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito: ERRADO

    Você não vende o teu carro mais caro só porque fez a troca de óleo ou a manutenção no tempo certo...

    Manutenção e reparos → Gastos do período → Reconhecidos no resultado (Despesa)

    Peças de reposição ou paradas programadas → Reconhecidas no valor contábil do ativo imobilizado.

  • Segundo o item 12 do Pronunciamento Técnico CPC a entidade não reconhece no valor contábil de um item do ativo imobilizado os custos da manutenção periódica do item. Pelo contrário, esses custos são reconhecidos no resultado quando incorridos. Os custos da manutenção periódica são principalmente os custos de mão-de-obra e de produtos consumíveis, e podem incluir o custo de pequenas peças. A finalidade desses gastos é muitas vezes descrita como sendo para “reparo e manutenção” de item do ativo imobilizado.

    Com isso, incorreta a assertiva.

  • Como a manutenção periódica beneficia apenas um exercício social, os dispêndios não são acrescidos ao valor do ativo imobilizado. Situação diversa ocorre com a substituição de uma peça importante: como terá repercussão em outros exercícios, o valor dispendido corresponde a um custo que se agrega ao valor do item.

  • MANUTENÇÃO PERIÓDICA: DESPESA

    • mão de obra
    • produtos consumíveis
    • custo de pequenas peças

    SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS IMPORTANTES: CUSTO DO ATIVO IMOBILIZADO

    INSPEÇÕES REGUARES IMPORTANTES: CUSTO DO ATIVO IMOBILIZADO

  • ERRADO

    ATIVO IMOBILIZADO:

    Manutenção periódica = Despesa (reconhecidos no resultado)

    Substituição de peças/ Inspeções regulares = Custo do ativo imobilizado (reconhecidos no respectivo ativo)

  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C

  • CESPE: Julgue o item que se segue, acerca do tratamento contábil aplicável a ativo imobilizado, ativo intangível e redução a valor recuperável: Os custos incorridos com a manutenção periódica de um item do ativo imobilizado devem ser reconhecidos no valor contábil do respectivo ativo.

    RESPOSTA: FALSO

    -----

    MCASP - 9ª EDICAO

    Link: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:41943

    PARTE II - PROCEDIMENTOS CONTABEIS PATRIMONIAIS

    11. ATIVO IMOBILIZADO - P.224

    • Trata do estabelecimento dos tratamentos contábeis para o ativo imobilizado das entidades do setor público;
    • Serve para subsidiar os usuários das demonstrações contábeis na análise de informações consistentes acerca do Ativo Imobilizado;

    ► RECONHECIMENTO

    • A entidade deverá aplicar o princípio geral de reconhecimento para todos os ativos imobilizados no momento em que os custos são incorridos;
    • Inclui os custos iniciais e subsequentes;
    • A entidade NÃO reconhece no valor contábil de um item do ativo imobilizado os custos da manutenção periódico do tiem (exemplos: custo de mão-de-obra, produtos consumíveis);
    • Esses custos são reconhecidos no RESULTADO DO EXERCÍCIO QUANDO INCORRIDOS;